O governo de Javier Milei tem sido elogiado pelas principais instituições internacionais por causa da forma como conseguiu estabilizar a caótica economía argentina.
A porta-voz do Fundo Monetário Internacional (FMI), Julie Kozack, ressaltou os resultados da gestão:
“Durante o último ano, as autoridades argentinas vêm implementando seu programa de estabilização econômica, e têm conseguido resultados impressionantes.”
Inserir link: https://www.youtube.com/watch?v=t2varDjgGhU
A porta-voz continuou destacando alguns dos principais resultados atingidos pelo governo em seu primeiro ano:
“Eles incluem uma redução considerável da inflação, superávit fiscal e uma melhor cobertura das reservas internacionais.”
De fato, a Argentina não registrou déficit fiscal pela primeira vez em 123 anos, um marco histórico para o país.
Além disso, a inflação também despencou. Em dezembro de 2023, quando o presidente assumiu, a inflação chegava a 25,5% ao mês, em novembro o valor chegou a 2,4%.
A estimativa para o ano de 2024 é que a inflação acumulada atinja 124%, no ano anterior o aumento de preços chegou a 211,4%.
O PIB argentino foi marcado por um crescimento de 3,9% no último trimestre de 2024, um sinal de que a economia está se recuperando.
O banco de investimentos americano JP Morgan prevê que a economia argentina consiga crescer em 5,2% ao longo de 2025.
Com esse cenário de estabilização econômica, o peso argentino foi uma das moedas que mais ganhou valor em relação ao dólar. A moeda argentina se valorizou em 25% nos últimos três meses.
Desde que assumiu o governo da Argentina, o presidente Javier Milei tem desenvolvido uma série de medidas para estabilizar a economia do país.
No que descreveu como “o maior ajuste da história”, o presidente conseguiu cortar quase um terço dos gastos públicos.
Nos primeiros dias de seu mandato, Milei reduziu o número de ministérios de 18 para nove. Quase medade das secretarías também encerraram suas atividades no início da gestão.
Outra medida tomada ainda nos primeiros dias foi uma grande redução nos subsídios estatais e paralisação de obras públicas.
Mesmo com minoria no legislativo, o governo também conseguiu aprovar um mega pacote com 232 artigos apelidado de lei onibus. As medidas deverão abrir caminho para uma reforma estrutural no país.
Conheça as origens da crise pela qual a Argentina passou na trilogia original da Brasil Paralelo A queda da Argentina. Assista à série completa gratuitamente abaixo:
Inserir link: https://www.youtube.com/watch?v=dadsluy_IDc
Inserir link: https://www.youtube.com/watch?v=YGUq1Hq92c0
Inserir link: https://www.youtube.com/watch?v=qrkpQ56F8y4
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP