O presidente de El Salvador alcançou uma aprovação de 90% desde 2019, segundo pesquisa recente da CID Gallup.
Eleito aos 37 anos como um outsider, Bukele rompeu com o domínio bipartidário de ARENA e FMLN, prometendo segurança e modernização.
Seu governo transformou um país outrora conhecido como "capital mundial do crime" em um exemplo de estabilidade. A chave do sucesso, segundo analistas, estaria na combinação de políticas duras contra gangues e projetos inovadores, que ressoaram com a população cansada de violência e corrupção.
A oposição e grupos como Human Rights Watch acusam Bukele de autoritarismo, alegando que o governo prende cidadãos sem o devido processo legal e abusos das detenções.
"A segurança veio com um custo", alertou a Anistia Internacional, citando mais de 350 mortes em prisões desde 2022.
Reeleito em 2024 com 84% dos votos, Bukele agora lidera um país com seu modelo, apelidado de "hustle-bro populism" pela Foreign Policy. Isso significa que mistura tecnologia e ordem, mas é criticado em relação ao atual estágio da sobre o futuro da democracia salvadorenha.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP