Uma discussão por causa da mudança de posto na corporação vitimou o secretário-adjunto de Segurança e Controle Urbano de Osasco, Adilson Custódio Moreira.
O servidor público de 53 anos foi morto por Henrique Marival de Sousa, um guarda-civil municipal. O agente era até então responsável pela segurança da primeira-dama da cidade.
A polícia informou que na tarde de segunda-feira, 6 de janeiro, Adilson se reuniu com Henrique e outros 18 colegas da corporação para discutir suas novas funções no novo governo.
Ao ser informado de que deixaria a segurança pessoal da primeira-dama e voltaria à ativa nas ruas, o homem de 46 anos ficou revoltado. O agente sacou sua arma e atirou contra Adilson.
Assustados, os colegas saíram correndo da sala. Henrique se trancou no local com o corpo da vítima.
Tudo aconteceu na Sala Oval da sede da Prefeitura de Osasco, na Grande São Paulo. O local é o principal espaço para encontros da prefeitura.
O Grupo de Operações Táticas Especiais (Gate) foi chamado e tentou negociar a rendição do guarda por cerca de duas horas. Segundo a polícia, enquanto estava lá dentro ele disse:
“Aqui só tem eu, Moreira e o demônio”.
Henrique se rendeu por volta das 19h30. Adilson já estava morto quando o socorro chegou.
Moreira era servidor público há mais de 25 anos, com experiência em diferentes cargos na administração municipal. Ele atuou no Executivo por oito anos, trabalhando com o ex-prefeito Rogério Lins (Podemos-SP).
Trabalhou como secretário de Segurança da cidade entre 2016 e 2014, virando secretário-adjunto em 2019 para dar lugar ao atual titular, José Virgolino de Oliveira.
Ele foi mantido no cargo por Gerson Pessoa (Podemos-SP), que assumiu no dia 1º de janeiro de 2024.
Em seu perfil no Instagram, tinha pouco mais de 2 mil servidores. De acordo com informações da TV Globo, a rede social exibia sua paixão por cavalos e por estar no campo. O perfil não está mais ativo.
Gerson Pessoa, decretou luto oficial de três dias em homenagem ao secretário-adjunto. Adilson está sendo velado nesta terça-feira, 7 de janeiro, na prefeitura. Ele será sepultado às 17h no cemitério Bela Vista.
As autoridades seguem investigando o incidente para esclarecer todos os detalhes.
O episódio retrata como os agentes de segurança podem se sentir pressionados ao exercer suas funções, em especial quando dedicam suas vidas a combater o crime.
Na trilogia Entre Lobos, a Brasil Paralelo ouviu alguns desses profissionais para entender o que eles passam no dia a dia. A produção está disponível exclusivamente para membros Brasil Paralelo.
Desbloqueie seu acesso agora mesmo.
Abaixo, assista ao trailer de Entre Lobos.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP