Benjamin Netanyahu falou hoje (27) na Assembleia Geral das Nações Unidas; o discurso do primeiro-ministro defendeu a postura do país no conflito em curso no Oriente Médio.
Segundo o israelense, a luta na região não é apenas questão de sobrevivência para seu país, mas de todas as sociedades democráticas:
"Nosso inimigo não quer apenas nos destruir, ele quer destruir nossa civilização comum e nos trazer de volta para uma era escura de terror e tirania."
Netanyahu também afirmou que o governo iraniano é responsável por financiar grupos terroristas, como o Hezbollah, o Hamas, as milícias xiitas espalhadas pelo Oriente Médio e os rebeldes Houthis no Iêmen.
Todos esses grupos têm se engajado na guerra contra Israel desde o atentado organizado pelo Hamas em outubro de 2023.
Netanyahu relembrou que o próprio Irã chegou a disparar mísseis e drones contra o território israelense em abril deste ano.
Após mencionar o episódio, o primeiro-ministro se dirigiu aos "tiranos de Teerã" e avisou que se Israel for provocado vai retaliar:
"Se vocês nos atacarem, nós os atacaremos. Não há lugar no Irã que o longo braço de Israel não alcance e o mesmo se aplica para todo o Oriente Médio".
Logo em seguida, Netanyahu elogiou os esforços das tropas israelenses e ressaltou que o país estaria vencendo o conflito:
"Longe de sermos cordeiros em direção ao abate, os soldados de Israel lutaram de volta com incrível coragem e sacrifício heróico. Eu tenho uma mensagem para esta Assembleia e para o mundo fora deste salão: Nós estamos vencendo!"
A delegação do Irã não estava presente durante a fala de Netanyahu. Desde a revolução iraniana de 1979, o país se coloca como um dos principais inimigos de Israel.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP