Bella Falconi já foi apontada pela lista Under 30, da Forbes, como uma das 30 personalidades mais influentes do Brasil.
Natural de Uberlândia, palestrante, autora e empreendedora, Bella ficou nacionalmente conhecida por seu conteúdo de bem-estar e saúde nas redes sociais, onde soma mais de 4 milhões de seguidores.
A empreendedora viveu por 13 anos nos EUA, onde se formou em nutrição pela Northeastern University.
Sobre o tema, publicou livros como “Por que não consigo emagrecer, ser saudável?” - a palavra emagrecer está grifada da capa para mostrar que o foco do conteúdo é na saúde, e não apenas na estética.
A autora traz teorias e sugestões de exercícios práticos focados no corpo, mente e espírito.
Em entrevista exclusiva ao Portal da Brasil Paralelo, Bella conta como usar a boa alimentação e os exercícios físicos para encontrar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
O Brasil vive uma espécie de "pandemia" na saúde mental. É o país com o maior número de pessoas com depressão na América Latina, segundo o Ministério da Saúde. Qual é o peso da alimentação desregrada e do sedentarismo nessa estatística?
Alimentação saudável é sobre qualidade de vida. O que comemos impacta diretamente no nosso cérebro, cognição e estado emocional. Uma dieta equilibrada é composta de uma quantidade adequada de proteína, carboidratos, gordura, fibras, vitaminas, minerais, além de uma boa ingestão de água.
A prática de exercícios físicos auxilia na produção de serotonina e melhora do humor, sendo, inclusive, uma forma de terapia alternativa no tratamento de depressão. Logo, podemos entender que a boa alimentação e a prática de exercícios físicos são indispensáveis para a nossa saúde mental.
Como é possível usar a alimentação a favor da saúde mental? Quais alimentos são os maiores aliados?
A recomendação é feita de acordo com o benefício de cada alimento. Por exemplo: o peixe, que é rico em Ômega 3, colabora para o bom funcionamento do cérebro. Outro exemplo são o feijão e as leguminosas, que são ricos em ferro, vitaminas, zinco e magnésio e atuam na produção de serotonina.
Mas é sempre importante lembrar que para cuidar corretamente da nossa saúde mental é indispensável o acompanhamento psicológico, assim como o acompanhamento com o nutricionista, que pode indicar os alimentos ideais, de acordo com a necessidade de cada um.
Como os exercícios físicos agem na promoção do bem-estar mental?
A saúde mental tem que ser estimulada com exercícios, que são mecanismos que aprimoram outras aptidões do corpo e da mente.
Eles acabam agindo de forma benéfica para o bem-estar mental, pois são práticas que liberam endorfina; já a sensação de relaxamento que é proporcionada, quando se torna um hábito, vira parte de uma rotina de tratamento.
Exercícios físicos feitos regularmente agem de forma ativa, melhorando a capacidade cognitiva, reduzindo o estresse e saciando o bem-estar mental - isso tudo por conta da capacidade de proporcionar boas sensações para o corpo e a mente, ao mesmo tempo.
Quais treinos são mais eficazes para o controle da ansiedade ou da depressão?
Para ambos os casos, vale qualquer atividade física aeróbica. Isso inclui academia, dança, corrida, entre outros. Mas é importante que as atividades sejam regulares, sendo de três a cinco vezes por semana.
Você é extremamente disciplinada nessas áreas? É ou já foi para você um estilo de vida difícil?
Sim, para conseguir conciliar minha rotina com treinos, alimentação saudável, trabalho e família, preciso ter muita disciplina. Atualmente, é um estilo de vida que não abro mão.
Em nome da minha saúde física e mental, treino pelo menos três vezes por semana e jogo beach tennis quatro vezes por semana. Mas nem sempre foi assim.
Antes, eu seguia uma vida sedentária, até que fui diagnosticada com gordura no fígado, pedras nos rins e inflamação causados pela alimentação e sedentarismo. E isso me fez mudar a minha mentalidade, optando por uma transformação de hábitos na minha vida, incluindo uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos.
Como fazer do estilo de vida saudável algo prazeroso?
Precisamos ter em mente que nada vem do dia pra noite. De início, para seguir uma vida saudável, com disciplina, rotina equilibrada e boa alimentação, é preciso criar uma transformação de mentalidade, considerando os benefícios que esta transformação pode lhe proporcionar.
Depois, vale entender que criar hábitos saudáveis também é uma questão de tempo.
Recomendo a prática de exercícios e atividades físicas de acordo com o que cada um gosta de fazer, para facilitar esse processo. Por exemplo: gosto de beach tennis e aproveito meu momento de descontração para me exercitar, e isso vale para outras atividades que lhe causem satisfação, como luta, natação, dança, entre outros.
No meu livro "Por que não consigo ser saudável?” compartilho ensinamentos que são combinados com teorias, além das sugestões de exercícios práticos, focados na trindade do corpo, mente e espírito. Assim é possível encontrar o equilíbrio para uma vida mais saudável.
Também trago reflexões e exercícios que vão ajudar quem busca seguir um novo estilo de vida em prol da saúde.
O mês de janeiro é dedicado à saúde mental dos brasileiros. O Movimento Janeiro Branco escolheu o tema "A vida pede equilíbrio" para sua campanha de 2023.
A ideia é chamar atenção para assuntos como ansiedade e depressão.
No dia 23 deste mês, a Brasil Paralelo irá lançar A Fantástica Fábrica da Sanidade, uma série Original BP o maior documentário já produzido no Brasil sobre saúde mental.
A Fantástica Fábrica da Sanidade será exibido com exclusividade no streaming da Brasil Paralelo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP