O salão paroquial da igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Vacaria, no Rio Grande do Sul, foi alugada para uma festa do terreiro de umbanda Ogum Megê e Oxum.
Vídeos de uma cerimônia religiosa que incluiu a incorporação de espíritos no local causaram polêmica nas redes sociais.
Seguidores do terreiro incorporando entidades no salão.
Durante uma entrevista para o Uol, o Frei Protásio Ferronato, responsável pela igreja, disse que "o culto religioso não poderia ser realizado no espaço da Igreja Católica."
Segundo o religioso, o aluguel era apenas para a celebração do aniversário de três anos do terreiro e o acordo teria sido feito com base no “diálogo inter-religioso”:
"Reafirmamos o caminho da amizade social, da fraternidade universal, caminho do ecumenismo e do diálogo inter-religioso, no respeito à diversidade"
Ele acredita que o Pai Rodrigo de Oxum Megê, responsável pelo terreiro, tenha feito os rituais religiosos por causa de um mal-entendido.
Em um vídeo divulgado no instagram do terreiro, Rodrigo e sua esposa afirmam que em nenhum momento falaram que se tratava de um evento social e não haveria caráter religioso:
Na gravação, eles ressaltam que todos os detalhes sobre o aluguel do espaço foram feitos normalmente.
O convite para o evento divulgado na conta do terreiro no Instagram chega a dizer que se tratava de “uma noite de magia” em uma festividade para o “Exu João Caveira e Exus e Pombagiras da casa”.
Depois que vídeos da cerimônia religiosa terem sido divulgados nas redes sociais, uma onda de fiéis católicos começou a criticar o Frei Protásio Ferronato.
Um dos principais nomes que falaram sobre o assunto foi Tiago Bruno de Almeida Prado, dono do canal Católicos de Verdade.
Em um vídeo publicado no YouTube, ele afirma não ter problemas com as religiões de matriz africana, mas destaca que uma cerimônia de outra religião não poderia acontecer naquele espaço:
“A pessoa é livre para fazer o que quiser, só que, no ambiente católico dentro da paróquia, não tem como. Há todo um rito de consagração somente para o culto a Deus na paróquia, o salão paroquial não deixa de fazer parte da paróquia. Como que você empresta o salão para outras religiões fazendo seus cultos?”
Tiago concluiu o vídeo pedindo que o bispo da cidade procure investigar o caso e tome providências para não se repetir:
“Eu peço, com todo respeito, ao Senhor Bispo de Vacaria, olhe essa situação: como isso foi permitido? Nós não podemos misturar as coisas, o que é católico é católico, o que é da Umbanda é da Umbanda, o que é do Buda é do Buda, o que é de outra religião é de outra religião, cada coisa no seu devido lugar.”
O bispo emitiu uma nota de solidariedade aos freis que administram a igreja de Nossa Senhora de Fátima.
O religioso acusa os usuários de redes sociais de estarem atacando os freis publicamente e os comparou aos fariseus.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP