Entre os cardeais com direito a voto no próximo conclave, Mykola Bychok é o mais jovem. Nascido em 13 de fevereiro de 1980, na Ucrânia, ele tem 45 anos e foi proclamado cardeal em dezembro de 2024, por nomeação do papa Francisco.
Bychok foi incluído no grupo de 21 novos cardeais criados em outubro daquele ano. Sua nomeação ocorreu em cerimônia no Vaticano, quando tinha 44 anos.
Desde 2020, atua como bispo da Eparquia dos Santos Pedro e Paulo de Melbourne, jurisdição da Igreja Greco-Católica Ucraniana que abrange Austrália, Nova Zelândia e Oceania. É por esta região que participa como cardeal eleitor.
Em entrevista ao Vatican News após sua nomeação, o então bispo destacou a responsabilidade da Igreja em contextos de guerra, como o da Ucrânia, mencionando o compromisso com a paz e a atenção às vítimas de conflitos armados.
Antes de sua atuação episcopal, exerceu as seguintes funções:
Com a morte do Papa Francisco, o Colégio de Cardeais foi convocado para a eleição de um novo pontífice. Bychok integra a lista dos cardeais com menos de 80 anos, faixa etária que determina quem tem direito a voto no conclave.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP