Ontem, o presidente Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas foram indiciados por suspeita de participação em tentativa de golpe de Estado. Eles também são acusados de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.
O indiciamento não significa que o presidente Jair Bolsonaro seja culpado. A partir de agora, ele responderá a um processo no Supremo Tribunal Federal (STF).
O inquérito da Polícia Federal resultante da Operação Contragolpe ligou o caso à investigação da chamada “Abin Paralela”.
O inquérito procura comprovar se quatro indiciados na esteira da Operação Contragolpe teriam envolvimento com a presumida “Abin Paralela”. São eles:
Segundo a PF, o grupo se dividia em “núcleos”, os quais teriam divisão de tarefas. A “Abin Paralela” seria um deles.
Ramagem é apontado como o líder dos envolvidos. Na época, o hoje deputado do PL-RJ era superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e, de acordo com o inquérito, também seria comandante do esquema paralelo e ilegal de monitornamento de informações. Ramagem teria escrito mensagens questionando a transparência do processo eleitoral brasileiro. Ele também teria se mostrado a favor de “rupturas institucionais”.
Outros dois indiciados ontem teriam conversado sobre o plano no final de 2022. Os agentes descobriram uma mensagem de Bormevet para Rodrigues, na qual eles falavam sobre "minuta do decreto de intervenção" e "rompimento democrático".
Bormevet: "O Nosso PR imbrochável já assinou a po** do decreto?"
Rodrigues: "Assinou nada. Tá foda essa espera".
A corporação revelou que as hipotéticas funções dos “núcleos” incluiriam também:
O inquérito sobre um possível golpe de Estado em 2022 foi encerrado ontem, 21 de novembro. Agora, cabe à Procuradoria-Geral da República decidir se irá ou não denunciar o ex-presidente.
Caso isso aconteça, Bolsonaro e os outros 36 apontados se tornarão réus. Entenda o que pode acontecer na reportagem completa da Brasil Paralelo.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP