O professor visitante de Harvard e autor do livro Cobalt Red: How The Blood of The Congo Powers Our Lives foi no podcast de Joe Rogan, nos Estados Unidos, para falar sobre suas descobertas acerca da escravidão praticada pelo Partido Comunista Chinês.
“As coisas que vi lá eram tão terríveis, comoventes e urgentes que mudei minha abordagem”, explicou Kara a Rogan sobre as experiências que levaram a seu novo livro.
Siddharth Kara visitou as minas de cobalto no Congo de propriedade do Partido Comunista Chines. O cobalto é um dos principais minerais usados na fabricação de quase todas as baterias recarregáveis, incluindo as usadas em telefones, tablets, laptops e veículos elétricos.
Segundo o professor, aproximadamente 72% do cobalto extraído em todo o mundo vem da República Democrática do Congo.
“Ao longo de toda a história da escravidão nunca na história da humanidade houve tanto sofrimento, gerando tanto lucro, com tantas pessoas no mundo ligadas a isso quanto há agora com a situação do Congo.
Antes que qualquer pessoa soubesse o que estava acontecendo, o governo chinês e as empresas de mineração chinesas assumiram o controle de quase todas as grandes minas e a população local foi desalojada.
Eles cavam em condições absolutamente sub-humanas e de revirar o estômago por um dólar por dia, injetando o cobalto na cadeia de suprimentos de todos os telefones, tablets e especialmente carros elétricos.
De modo geral, o mundo não sabe o que está acontecendo… Não acho que as pessoas saibam como isso é horrível”, disse Kara.
O Partido Comunista Chinês possui o controle de 15 das 19 principais minas do Congo, totalizando 70% da oferta global, informou o jornal americano Breitbart.
Para a China ter se consolidado como uma das maiores potências políticas e econômicas do mundo foram necessárias décadas de ações silenciosas.
O streaming da Brasil Paralelo investigou como a China desenvolveu sua poderosa teia de influência pelo mundo. Confira um trecho:
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP