Donald Trump tem mais chances de vencer Kamala Harris nas eleições para a presidência dos EUA. Segundo o agregador de pesquisas 538, Trump é agora considerado ligeiramente favorito para vencer a votação, marcada para 5 de novembro.
O republicano tem 53% de chances de vitória contra 47% de Harris. A previsão é que o republicano conquiste 281 dos 538 delegados necessários para chegar à Casa Branca.
Apesar de Trump liderar as previsões, o resultado permanece incerto. A eleição de 2016 mostrou que vencer no voto popular não garante a presidência, como ocorreu com Hillary Clinton. A democrata superou seu adversário por 2 pontos, mas perdeu no Colégio Eleitoral.
As últimas médias nacionais de intenções de voto mostram uma margem estreita, com Harris liderando no cenário geral. Veja algumas previsões de agregadores de pesquisas.
No entanto, a situação nos Swing States favorece Trump. O nome é dado aos estados nos quais os eleitores alternam os votos em republicanos e democratas em cada eleição. Nesses, a disputa está acirrada. Veja abaixo os últimos números:
De acordo com o portal Newsweek, se Trump realmente vencer os estados que está liderando, levará as eleições. O periódico alerta para a imprevisibilidade do resultado.
Por que o mais votado não necessariamente se torna o presidente? Isso acontece porque o sistema eleitoral americano não se baseia no voto popular, mas na conquista de delegados estaduais.
Para se eleger presidente, um candidato precisa obter 270 dos 538 delegados do Colégio Eleitoral.
Atualmente, as projeções sugerem que o republicano tem melhores chances de alcançar esse número, conquistando a vitória no Colégio Eleitoral.
Cada estado possui um número específico de delegados, determinado principalmente pela sua população. O candidato vencedor conquista os delegados daquele território.
Dessa forma, pode acontecer de o vencedor do voto popular nacional não ser necessariamente o vencedor da eleição presidencial, como ocorreu em 2016.
De acordo com analistas ouvidos pela agência Reuters, eleitores preferem a abordagem de Trump sobre economia e imigração.
Harris, por sua vez, lidera na abordagem do “extremismo político”, “ameaças à democracia” e na defesa do aborto.
A eleição presidencial de 2024 nos EUA continua indefinida. Apesar de as últimas pesquisas mostrarem uma ligeira vantagem para os republicanos, a margem é estreita.
O sistema de delegados, em que o vencedor em cada estado ganha seus votos eleitorais, torna a disputa ainda mais acirrada.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP