No meio da agitação diária, as pessoas procuram o objetivo de serem felizes. Para alguns, a felicidade está na família; para outros, na realização profissional. Também frequente entre essas pessoas está a busca pelo sucesso.
Segundo Juliana Sawaia, cientista de dados, a felicidade é um sentimento construído e influenciado por fatores internos e externos.
No ambiente de trabalho, a felicidade envolve questões como engajamento, paixão e satisfação tanto com o ambiente quanto com a função desempenhada.
A pesquisadora reuniu 5 pontos para ser feliz no ambiente de trabalho:
Esses 5 hábitos visam ajudar os profissionais de todas as áreas além de proporcionarem crescimentos para as empresas, como afirma a pesquisadora:
“As instituições perceberam que profissionais mais felizes têm uma relação totalmente diferente com o trabalho, o que interfere diretamente nos resultados e na forma como essas pessoas vão conseguir contribuir para o sucesso do negócio”.
Um estudo realizado pela consultoria Gallup constatou que um grande número de brasileiros têm demonstrado emoções negativas no trabalho.
O estudo também estima que o baixo engajamento dos funcionários pode custar à economia global US$8,9 trilhões. As emoções negativas refletem no envolvimento e no entusiasmo dos trabalhadores.
A falta de motivação e engajamento resulta, segundo a pesquisa, em resultados negativos para as empresas.
De acordo com Juliana Sawaia, “A felicidade é um alvo que muda muito. Talvez o que o faça feliz hoje, não vá causar o mesmo sentimento amanhã e vice-versa. O ponto é entender no dia a dia como você pode ser um pouco mais feliz”.
Para quem quer encontrar a felicidade no trabalho, a pesquisadora indica 5 hábitos:
A pesquisadora propõe que o trabalhador responda a três perguntas:
Sawaia afirma que ter diante de si a motivação pelas escolhas e como elas moldam o caráter é importante para alcançar uma vida feliz no trabalho.
Outro hábito que pode ser incluído na rotina é a alegria com os pequenos sucessos.
“Monitorar a sua performance ajuda a ver o que pode ser melhorado e também a enxergar as conquistas. A pessoa não pode deixar para ser feliz só quando ganhar o prêmio, ela precisa treinar o cérebro para reconhecer o agora”, afirma a pesquisadora.
Juliana aponta a importância da amizade. Em um ambiente onde as pessoas passam grande parte do seu dia é necessário investir em boas relações.
Essas conexões formam uma rede de apoio, e segundo a pesquisadora são essenciais para ser feliz.
Segundo a pesquisadora este hábito é o mais fundamental. Em meio a vida profissional, muitas pessoas acabam esquecendo-se de que a felicidade fora do trabalho também é importante.
De acordo com Juliana: “Você precisa encontrar um espaço para aquilo que é importante para você. Para ser feliz no trabalho, é preciso ser feliz fora dele”.
Adquirir novos conhecimentos e habilidades é um passo importante para alcançar a satisfação no trabalho. O trabalhador pode encontrar nisso pequenas alegrias, resultantes de conquistas e superações.
“Descobrir novos desafios faz com que o profissional fique motivado e se sinta desafiado. Isso traz um senso de realização que contribui para a felicidade”, conclui Juliana.
A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia e os melhores conteúdos com análises culturais para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.
Tenha acesso as principais notícias de maneira precisa, com:
Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.
Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP