Ao todo, 360 milhões de cristãos são perseguidos por causa da sua fé. Em dezenas de países, religiosos ligados ao cristianismo enfrentam opressões como: proibição ao acesso a água, prisão em campos de trabalho forçado e a morte.
Quando sobrevivem, essas pessoas são expulsas de suas aldeias ou comunidades e as igrejas são destruídas ou incendiadas.
Entre as nações onde os cristãos são mais discriminados, 50 delas praticam perseguição considerada extrema ou severa. Anualmente, a organização internacional Portas Abertas realiza uma pesquisa para monitorar os 50 países mais perigosos para o exercício do cristianismo.
A Lista Mundial da Perseguição (LMP) foi divulgada nesta quarta-feira (18) e contém três países da América Latina: Chile (na 22ª posição), Cuba (27ª) e Nicarágua (50ª).
O país mais perigoso do mundo para um cristão é a Coreia do Norte, comandada pelo ditador Kim Jong-un.
Com uma população de 25,9 milhões de pessoas, o país segue predominantemente três credos religiosos: budismo, confucionismo, cheondoísmo.
O número de cristãos na Coreia do Norte é algo próximo de 400 mil.
"Se descoberto pelas autoridades, o cristão é enviado como prisioneiro político para campos de trabalho forçado, onde as condições são cruéis, ou é morto no local. A família dele terá o mesmo destino", denunciou o relatório da Portas Abertas.
A ONG alerta que a situação também é dramática no Ocidente. Na Colômbia, os cristãos da zona rural são alvos de grupos criminosos e enfrentam perseguição das comunidades indígenas.
"Guerrilheiros armados e gangues controlam e lutam por grande parte do território nacional. Eles veem na igreja uma ameaça ao seu poder e estabilidade. Quando membros das gangues se tornam cristãos ou líderes das igrejas falam contra a violência e a corrupção, são ameaçados, perseguidos e até assassinados", ilustrou o secretário-geral da Portas Abertas, Marco Cruz,
Já o regime comunista de Cuba atua na repressão da religião e na redução da influência da igreja.
"No nosso último levantamento, Cuba foi quem mais subiu posições - 10 no total, passando da 37ª para 27ª. Isso se deu por conta do aumento da pressão e violência no país. O governo cubano não tolera vozes dissidentes ou quaisquer outras instituições que ganhem influência ou poder, como igrejas. Por isso, intensificou suas táticas repressivas contra todos os líderes cristãos e ativistas que se opõem aos princípios comunistas".
O relatório aponta que "o cristianismo é visto como uma ameaça à ideologia ditatorial ou ao regime desses países e que os cristãos são considerados inimigos das lideranças governamentais e da sociedade".
Ele enfatiza que, além do aumento na quantidade de pessoas hostilizadas por causa da fé em Cristo, a intensidade da perseguição também cresceu nos últimos anos.
"Desde 2021, todos os 50 países da Lista Mundial da Perseguição têm apresentado níveis elevados de perseguição. O número de cristãos perseguidos no mundo ultrapassa 360 milhões. Isso significa que um em cada sete cristãos enfrenta perseguição alta, severa ou extrema", calculou Marco Cruz.
A perseguição aos cristãos frequentemente ocorre em contextos conturbados, difíceis e desestabilizados, como:
Guerras, tensões étnicas, religiosas e ideológicas, conflitos políticos e sociais, corrupção, degradação ambiental e desastres naturais, pobreza, problemas psicológicos severos, doenças e violência doméstica.
Veja na Lista Mundial da Perseguição da ONG Portas Abertas o ranking dos 50 países mais perigosos para os cristãos:
A organização internacional cristã Portas Abertas foi fundada em 1955 por um jovem missionário holandês, o Irmão André. Portas Abertas existe para fortalecer a Igreja Perseguida nos lugares mais hostis ao evangelho.
Em mais de 60 países, a Portas Abertas apoia os cristãos perseguidos, fornecendo bíblias e literatura cristã, apoio emergencial, discipulado, capacitação de líderes, aconselhamento pós-trauma, defesa de direitos e outros tipos de apoio.
Fique atualizado com as principais notícias e os melhores artigos da Brasil Paralelo. Para não perder nada, toque neste link.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP