Era um dia comum em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, até que três irmãos sacerdotes, Pe. Sildo César da Costa, Pe. Sérgio Luís da Costa e Pe. Silvano João da Costa, transformaram o noviciado de Nossa Senhora de Fátima em um cenário de amor e fé.
Eles celebraram uma missa pelo aniversário de Dona Inês, sua mãe, que aos 87 anos vive com demência, incapaz de reconhecer os filhos.
O momento, registrado por Frater Adriano Brito no TikTok, viralizou, comovendo milhares. Ele escreveu:
“Hoje, Dona Inês tem 87 anos, sofre de demência e perdeu completamente a consciência. São seus filhos sacerdotes que cuidam dela com tanto amor, dedicação e carinho, rezando com ela todos os dias, retribuindo assim o amor e cuidado que ela teve pela vocação de cada um deles”.
A história de Dona Inês começou décadas atrás, ao lado do marido, Cristóvão, já falecido, que com ela formou uma família enraizada na fé. Em 2023, aos 85 anos dela, Pe. Silvano compartilhou um vídeo nas redes sociais:
“Nossa família está cheia de alegria porque nossa mãe Inês celebra hoje 85 anos de vida. É um dia para agradecer, celebrar e suplicar”.
Ele agradeceu aos avós maternos, Juan Gasaniga e Regina Vec, que a educaram na fé, e ao pai:
“Obrigado ao nosso avô Juan e à nossa avó Regina por dizerem sim à vida daquela que chamaram de Inês, que significa ‘pura’. Também agradecemos ao nosso pai Cristóvão por ter sido companheiro de caminhada de nossa mãe.”
E à Dona Inês, ele disse:
“Obrigado, mamãe, por ter dito sim à nossa vida”.
Agora, em 2025, a demência tirou a memória de Dona Inês, mas não o significado. Pe. Silvano refletiu:
“Hoje celebramos sua presença em nossas vidas. Ainda que ela já não nos reconheça como filhos, nós a reconhecemos como nossa mãe. Sabemos que ela tem uma missão, mesmo em meio às suas fragilidades: ser sinal do amor de Deus em nossa vida”.
Na missa, enquanto Dona Inês segurava as mãos dos filhos, os lábios dela murmuraram: “Fica comigo”.
Pe. Silvano concluiu: “Você nos faz compreender a fragilidade da vida, mas também a força do desejo de viver”.
A família pediu orações:
“Deus, cuida da nossa mãe. Concede-lhe serenidade, fé e força para viver sendo um sinal do Teu amor entre nós. Esse amor filial e sacerdotal nos chama à gratidão”.
O convívio entre pais e filhos pode ser desafiador em muitos lares. A obediência ao quarto mandamento, "Honra teu pai e tua mãe," seguido por cristãos e outras religiões de origem abraâmica, é um princípio que atravessa os séculos.
Ao contrário dos três irmãos padres que celebram sua mãe, o jovem Pedro enfrentou discussões e desentendimentos com sua mãe. Embora esta nunca tenha desistido do filho.
Pedro era tentado por dois demônios, um chamado Fausto e o outro Natan. Suas ações no dia a dia eram diretamente influenciadas por esses dois.
Esse é o enredo do filme da Brasil Paralelo, Oficina do Diabo, que já foi assistido por milhares de pessoas e tem tido uma avaliação positiva pelo público.
O filme é exclusivo para membros-assinantes, mas liberamos 10 minutos gratuitos para você assistir. Clique abaixo e aproveite:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP