Protestos, terrorismo e ataques cibernéticos. As ameaças à segurança nos Jogos Olímpicos de Paris, incluindo protestos, terrorismo e ataques cibernéticos, são uma das maiores preocupações do Comitê Organizador.
O país deve mobilizar cerca de 35.000 policiais durante o evento, que irá durar até o dia 11 de agosto. Atletas israelenses chegaram a receber ameaças por e-mail e telefone no último fim de semana.
O vice-prefeito de Paris afirmou em entrevista à rede CNN que as medidas começarão já na abertura, onde haverá um perímetro de segurança antiterrorista. Nicolas Nordman é o responsável pela segurança dos jogos. Ele explicou que o entorno do local da cerimônia de abertura foi transformado em uma “zona estritamente controlada”.
“Esses controles devem garantir que nenhuma pessoa mal-intencionada entre na área. Também há a necessidade de controles no dia da cerimônia”.
Durante a cerimônia, o efetivo policial será maior até do que o total que atuou durante todo o período de competições. Nicolas explicou que 45.000 policiais trabalharão na segurança de atletas, espectadores e autoridades.
“O que queremos é que as pessoas aproveitem os Jogos Olímpicos. Uma das condições para que eles aproveitem é estarem seguros”
Alguns atletas israelenses receberam ameaças por telefone e e-mail no último final de semana. Mais de 15 deles receberam e-mails assinados como “Organização de Defesa do Povo”. As ameaças diziam que o destino dos sionistas seria como o dos palestinos em Gaza”. O grupo também afirmou que repetiria o massacre ocorrido nas Olimpíadas de Munique, em 1972. Naquele ano, o grupo terrorista Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica e fez atletas israelenses reféns, matando 11 deles e mais um policial alemão.
As cartas terminavam com uma ameaça de que em nenhum momento os atletas estariam seguros.
“Nem mesmo uma onda de prisões contra nossa organização nos impedirá de ver nosso plano concretizado. Preparem-se para a intifada!”
As ameaças prosseguiram por telefone. Alguns atletas receberam mensagens em seus celulares escritas em hebraico. O porta-bandeira da delegação chegou a receber um convite para seu próprio funeral. O Comitê Olímpico de Israel informou que está em alerta para ameaças e leva cada uma delas a sério. Uma pessoa da equipe de segurança afirmou que todos os competidores receberam instruções sobre como se defender em caso de ataque.
“Tivemos muitas conversas e reuniões sobre o assunto”
Paris já sofreu ataques terroristas no passado. Em 2015 homens armados com rifles e explosivos atacaram seis locais na capital francesa, matando 130 pessoas e ferindo 494.
Os organizadores, no entanto, disseram que estão totalmente confiantes em sua capacidade de prevenir ataques de qualquer tipo. Afirmaram ainda que contarão com a análise de vídeo orientada por Inteligência Artificial para manter os eventos seguros. O vice-prefeito de Paris enfatizou que foram realizados treinamentos de crise para antecipar possíveis ataques.
“Sabemos que fizemos tudo o que podíamos para garantir a segurança, que é um objetivo fundamental para nós.”
A segurança em Paris será reforçada pela presença dos militares que irão patrulhar as ruas com cães farejadores e equipamentos antidrones.
Uma das principais ameaças à candidatura da França para sediar os jogos foi a possibilidade de ataques cibernéticos, que poderiam comprometer as redes elétricas, de comunicação e de transporte do país. O vice-prefeito de Paris tentou minimizar essa preocupação, afirmando que há uma estratégia preparada caso a ameaça se concretize.
Os jogos olímpicos de Paris começaram ontem. A cerimônia de abertura será hoje às 19:30 pelo horário local, 14:30 Brasília. A competição vai durar até o dia 11 de agosto.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP