Mel Gibson é uma das principais personalidades a trabalhar Espiritualidade e a Fé no cinema. Após passar por diversos problemas na vida adulta, como brigas com a esposa, alcoolismo e outros problemas, Gibson retornou a sua fé.
"Foi o que o manteve vivo", disse em entrevista à revista ZENIT sobre sua fé e a produção do filme A Paixão de Cristo.
Após experimentar a importância da espiritualidade na sua vida, Gibson passou a trabalhar para compartilhar essa realidade através da arte.
"Durante meus anos de adolescente de alguma maneira me afastei da devoção, o mundo me sujeitou. Quando busquei respostas, significado e este tipo de coisas, regressei.
Descobri que para curar as feridas da minha vida devia observar as feridas de Cristo e por fim a Paixão.
Isto gerou em mim muita curiosidade e comecei a ler muito sobre o tema por doze anos até que chegou um ponto no qual eu disse 'tenho que colocar isto num filme', porque penso que é nosso dever professar, ensinar e deixar que Cristo fale em nossas vidas em nossos próprios afazeres.
Senti que podia dizer algo na tela com esta história, que é um aspecto da história de Jesus, sua Paixão. Havia uma imagem muito clara em minha cabeça de onde queria chegar", disse o cineasta em entrevista para a ACI Digital.
Mel Gibson é um cineasta reconhecido pelo público e por especialistas, tendo vencido dois Oscars e um Globo de Ouro. Após fazer sucessos como Mad Max, Coração Valente e O Patriota, ele começou a explorar a fé no cinema com filmes como A Paixão de Cristo e Padre Stu.
Estudiosos como Ricciotto Canudo consideram o cinema a união de diferentes artes:
“Por ser uma arte do espaço e do tempo, o cinema seria a grande síntese de todas, a sétima arte, pois parte de uma imagem projetada em uma superfície, como a pintura ou a fotografia, mas envolve o movimento, relacionando-se ao ritmo, ao tempo”.
Essa combinação de experiências faz com que os filmes elevem a experiência artística a um grau único.
Por impactar vários sentidos humanos, o cinema tem um potencial mais imersivo que as demais artes. O espectador tem um aprofundamento na forma e no conteúdo, podendo contemplar mais a realidade como um todo.
Assistir filmes sobre fé pode ser encarado como uma experiência espiritual. O espectador pode visualizar o que antes imaginava e contemplar os elementos fundamentais de sua fé.
Pensando nisso, a Brasil Paralelo lançou a campanha Espiritualidade e Fé.
A seção de filmes sobre Fé, já disponível no streaming da BP, conta com diversos títulos premiados, como:
São filmes escolhidos voltados para fornecer uma experiência única sobre as histórias de Jesus Cristo e daqueles que entregaram suas vidas pela fé.
Dois novos filmes chegam em breve ao catálogo:
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP