O Pontífice realizou severas críticas aos dois candidatos à Casa Branca. Na noite da última sexta-feira, dia 13 de setembro, afirmou que ambos são contra a vida. O principal líder católico se referia à defesa do direito ao aborto pela candidata democrata e às políticas anti-imigração propostas por Trump.
Principal autoridade da religião ocidental, o Papa classificou o republicano e a democrata de contrários ao mais básico direito humano:
“Ambos são contra a vida, seja aquele que expulsa os migrantes, seja aquele que mata bebês”, afirmou.
Em uma coletiva de imprensa realizada no avião papal, enquanto regressava ao Vaticano, aconselhou os eleitores americanos a exercerem seu direito ao voto de modo cosciente:
“Deve-se escolher o menor dos dois males. Quem é o menor dos dois males? Aquela senhora [Harris] ou aquele cavalheiro [Trump]? Eu não sei. Todos com uma consciência devem pensar sobre isso”.
O acolhimento aos imigrantes é uma das principais bandeiras do pontificado do papa. Na coletiva, afirmou que a migração é um direito contido nas Sagradas Escrituras e que qualquer pessoa que não acolha um estrangeiro comete um pecado grave. Enfatizou ainda que negar trabalho a um imigrante é um pecado contra a vida e que deportá-lo é um “mal”.
Em relação ao aborto, Francisco enfatizou que se trata de assassinato:
“Quer você goste da palavra ou não, é matar”, adicionou.
O papa Francisco já foi diversas vezes associado à ala mais progressista da Igreja Católica. No entanto, nega quaisquer associações políticas ou ideológicas:
Na recente publicação da conversa do Papa com os jesuítas de sua viagem à Jornada Mundial da Juventude afirmou que “há resistências na Igreja, mas a porta está sempre aberta a todos”.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP