Um movimento que obriga as pessoas a invadir propriedade privada. Dessa forma, Salles (Novo/SP) descreveu o Movimento Sem Terra.
Em entrevista ao programa Contraponto, da Brasil Paralelo, ele afirmou que as descobertas foram realizada pela CPI do MST, da qual ele foi relator.
“Nós fomos nos estados, principalmente no sul da Bahia. Lá é pior que a guerra entre Israel e Palestina. Aquilo lá é terra de ninguém. O MST faz o que quer e o governo da Bahia é totalmente conivente com aquilo que acontece lá.”
Salles apontou que nessa região há uma mistura de movimentos indígenas, MST e o crime organizado. Explicou ainda que as pessoas são tratadas de forma análoga à escravidão. A CPI recebeu depoimentos de gente que foi obrigada a entrar em ônibus para invadir terras e prédios públicos.
“Eles vendem um sonho. Dizem para as pessoas que se entrarem no movimento terão uma vida melhor, viverão no campo e de forma mais saudável”.
O parlamentar foi entrevistado por Bruno Magalhães no programa Contraponto, da Brasil Paralelo. Falou também sobre o presidente Lula e da atual administração.
Sobre o atual líder nas pesquisas para a prefeitura de São Paulo, citou que o ex-coach está em uma situação semelhante à sua em 2022. Relatou que o PL tinha medo de não conseguir controlá-lo. Segundo ele, Marçal estaria na mesma situação:
“Eu acho que São Paulo poderia ter, como eu disse, uma candidatura vencedora na direita se eu pudesse ter sido candidato. O sistema me boicotou, me deixou de fora e aí surge o Pablo Marçal, que está bagunçando todo o coreto”.
Nesse momento, foi interrompido por Bruno Magalhães
“Então, pelo que você está falando, o Valdemar Costa Neto, presidente do PL, não bancou o seu nome por dois motivos: um pelo receio de não ganhar e, ganhando, pela sua Independência?”
“Exato. Ele achava que a direita não ganharia em São Paulo”.
Ainda sobre Marçal, ele disse que Bolsonaro está muito confortável para se contrapor a Costa Neto, o que inviabilizaria um apoio dele a Marçal.
"O presidente executivo de fato do partido é o Valdemar e ele não abria mão de manter a aliança com o Nunes. Essa é a verdade”.
Salles relatou que o presidente do PL tem interesses numa vitória do atual prefeito:
“O Valdemar, através de um deputado federal e um determinado Vereador, tem duas subprefeituras, tem secretaria com o Nunes. Ele também administra praticamente a verba de marketing da prefeitura, que é da casa das centenas de milhões de reais.”
Ainda criticando o PL, partido do qual saiu para ir para o Novo, o parlamentar descreveu como foi a corrida eleitoral de 2022. Ele foi o terceiro mais votado na capital paulista e manifestou uma falta de cuidado da direita com as capitais:
“Não tinha uma agenda pré-determinada para esses locais [capitais dos estados] e é mais difícil de fazer campanha na capital. São lugares, de fato, mais de centro esquerda do que de centro direita”.
Citou que Bolsonaro praticamente não foi a São Paulo, bem como os principais atores de seu governo, como Tarcísio Freitas e Marcos Pontes. Para ele, as campanhas de 2022 nas capitais não foram bem feitas, o que levou à derrota de grande parte dos candidatos do então governo.
Salles voltou recentemente ao partido Novo/SP, do qual tinha saído para migrar para o PL. Destacou que sua voltou por identificação com a legenda:
“O Novo mudou muito. Eu brinco que é o novo Novo. Felizmente acabou tudo aquilo que de ruim que tinha na época do Amoedo. O Amoedo acabou com o partido, me expulsou. Falo isso em tom de brincadeira, mas tem um fundo de verdade. O Novo agora é o novo Novo”.
O parlamentar também reiterou o apoio dos atuais membros do partido a Jair Bolsonaro.
“Eu fui Ministro do Bolsonaro, agora deputado junto com o Bolsonaro. Sou amigo dele, gosto dele, defendo ele.”
A entrevista completa de Ricardo Salles pode ser acompanhada na BP Select, streaming exclusivo para assinantes Brasil Paralelo. Se você já é membro, clique aqui para assistir.
Se ainda não faz parte do streaming que te faz apertar o play sem medo, torne-se membro agora mesmo. O trecho inicial do bate-papo está disponível no Youtube da Brasil Paralelo. Você pode assistir aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP