A anistia para os presos pelo protesto de 8 de janeiro de 2023 é um dos temas mais debatidos atualmente na política brasileira.
De acordo com a Constituição de 1988, apenas o Congresso Nacional pode conceder o benefício.
A pauta já tramita há cerca de dois anos, com o projeto de lei 2.858/2022, conhecido como PL da Anistia.
Os apoiadores do projeto argumentam que as prisões foram desproporcionais, enquanto críticos alegam que a medida promoveria impunidade.
No programa BP Entrevista desta sexta-feira, 4 de abril, Renato Dias conversará sobre essa questão com o deputado Coronel Zuccos (PL-RS).
A entrevista será transmitida no canal do Youtube da Brasil Paralelo às 15:30. Clique aqui para assistir.
Após trabalhar na segurança da presidência da República, Zucco foi o deputado estadual mais votado do Rio Grande do Sul em 2018.
Nas eleições de 2022, conseguiu se eleger como deputado federal pelo mesmo estado.
Zucco ganhou destaque em 2023 ao presidir a CPI do MST, acusando o governo federal de esvaziar os trabalhos do colegiado.
No mesmo ano, foi alvo de uma apuração da Polícia Federal, autorizada pelo STF, por suspeitas de incentivar “atos antidemocráticos” após a vitória de Lula. A investigação não avançou em detalhes públicos.
Durante as enchentes no Rio Grande do Sul, defendeu a liberação de recursos para o estado e criticou a resposta do governo federal.
Atualmente, o parlamentar é o líder da oposição na Câmara dos Deputados e tem defendido a aprovação do projeto de anistia.
Segundo a CNN Brasil, o parlamentar participou de uma reunião no dia 1º de abril com o objetivo de discutir métodos para avançar a pauta.
A oposição decidiu que vai haver uma obstrução nas comissões e no plenário da Câmara, ou seja, vão impedir votações de outras pautas enquanto o projeto não avançar.
Trata-se de uma estratégia para pressionar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) a colocar a pauta em votação.
Além disso, o parlamentar tem usado suas redes sociais para convocar seus seguidores a marcarem presença na manifestação pela anistia no dia 6 de abril.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.
Tenha acesso às principais notícias de maneira precisa, com:
O resumo BP é uma newsletter gratuita.
Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP