O homeschooling é um método de educação supervisionado pela família, em casa, em vez do ensino escolar tal como o conhecemos. Quem ainda tem dúvidas sobre como é a vivência do ensino domiciliar agora terá a chance de entender e se preparar melhor.
“Não terceirize o seu filho” será lançado na próxima sexta-feira, 15, e promete ser um guia para pais e mães que pretendem educar seus filhos em casa.
O livro foi escrito por Karan Mortean, que há mais de 10 anos educa os 5 filhos em casa.
Ela é a fundadora do perfil “Diário Desescolar”, acompanhado por 358 mil seguidores no instagram. Lá, compartilha dicas de educação baseada em sua formação e nos anos de aulas em casa.
De acordo com Mortean, a obra também é um roteiro para famílias que praticam o chamado afterschooling. Trata-se de um reforço escolar aplicado pelos pais que enviam as crianças para a escola.
“O objetivo é fornecer às famílias brasileiras ferramentas alinhadas às suas realidades”.
Karen falou mais sobre o homeschooling no Conversa Paralela. No programa, explicou mais sobre o direito da família em escolher a melhor forma de educação para seus filhos.
Assista gratuitamente:
Apesar de não regulamentado no Brasil, o ensino domiciliar contava com 7,5 mil famílias em 2018. Segundo o Centro de Referências em Educação Integral, isso representa 0,03% dos estudantes do país.
O casal Tiba e Deia Camargos educa os 5 filhos em casa.
No seu canal do Youtube, argumentam que as escolas não promovem uma verdadeira socialização, mas sim a formação de grupos sectários entre crianças.
"A questão da socialização, acho que caiu por terra. Vamos parar com isso. É irresponsável afirmar que o homeschooling está criando um filho numa bolha, privando-o da socialização. Isso não acontece, e as pesquisas já mostraram e demonstram que é, de fato, o contrário."
Além disso, defende que a educação domiciliar oferece resultados positivos nos Estados Unidos.
Sua tese foi corroborada em 2020, quando o Instituto Nacional de Pesquisas sobre Educação Domiciliar nos EUA divulgou um estudo com 94 jovens entre 18 a 25 anos.
O relatório foi conduzido pela Eastern Washington University e descobriu que pessoas educadas em casa são mais ativas em suas comunidades.
O documento aponta uma maior participação delas em festas e se envolvem mais em clubes ou trabalhos voluntários, se comparadas àqueles que frequentaram escolas tradicionais.
Os resultados sugerem que a educação domiciliar não apenas prepara academicamente, mas também forma cidadãos engajados.
“Não terceirize o seu filho” estará disponível a partir do dia 15 de novembro de 2024. Agora, pais e mães que querem protagonizar a educação terão mais um aliado. O lançamento será às 15h na Drummond Livraria do Conjunto Nacional, em São Paulo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP