Joe Biden anunciou que desistiu de prosseguir com sua candidatura para um segundo mandato na Casa Branca, abandonando assim a corrida presidencial dos EUA, gerando reações em líderes mundiais.
Um dos políticos que defendeu a escolha de Biden foi o ditador venezuelano Nicolás Maduro. O mandatário classificou a decisão como responsável:
“Ele se deu conta de que com a idade e saúde debilitada, não conseguiria assumir as rédeas do país e menos ainda uma candidatura presidencial. Foi uma atitude responsável, presidente Biden.”
O chavista seguiu sua fala afirmando que o americano tomou a decisão correta e não deve nutrir arrependimento:
“Eu apenas o digo, presidente Biden, esteja com a consciência tranquila, porque tomou a decisão sábia e correta.”
O líder bolivariano seguiu se comparando ao democrata e desejando que Biden tenha saúde e longevidade:
“E da Venezuela, eu como presidente da república o digo: ‘Saúde e vida longa, presidente Biden’. Com nossas diferenças, mas nós somos homens cristãos e humanistas.”
As relações entre o país latinoamericano e os EUA haviam melhorado após o aumento no preço internacional de combustíveis causado pela guerra da Ucrânia.
Na ocasião, o governo de Maduro concordou em realizar eleições sob monitoramento internacional para receber um alívio nas sanções.
A ameaça de anexação da região de Essequibo, pertencente à Guiana, e os ataques realizados pelo governo Maduro contra membros da oposição no ano eleitoral tem dificultado a aproximação com os EUA.
O processo de reaproximação entre os dois países, voltou no mês de julho, quando Maduro anunciou que as negociações haviam sido retomadas.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP