Nayib Bukele foi eleito em 2019 como presidente de El Salvador, país considerado o mais perigoso da América em questão de criminalidade na época.
Como a principal ação de seu governo, ele instituiu a política de tolerância zero contra as gangues. Militares em grande número foram enviados às ruas e cerca de 1% da população do país foi presa por supostamente ter algum vínculo com o narcotráfico.
Como resposta, Bukele se tornou uma liderança política muito popular, chegando a marca de 97% de aprovação segundo o Instituto Gallup e conquistando a sua reeleição.
Hoje, dia 26 de agosto, ele postou um vídeo em suas redes sociais parabenizando as forças militares por este feito. Confira logo abaixo:
Segundo a jornalista Sandra Cohen do G1, apesar de ter reduzido a criminalidade, Bukele aplica um modelo autoritário em seu país. Para a jornalista, trata-se também de um político de extrema-direita que atropela os padrões democráticos e controla as instituições.
Na mesma linha, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos expressou preocupações com as políticas de Bukele.
Já o jornalista Reinaldo Polido da Jovem Pan, pontua que o que acontece em El Salvador é muito significativo no Brasil. Um país que era dominado pela criminalidade, passou a ser uma nação segura. Resolver esse drama de tantos países latinos é o que teria feito Bukele ser tão apoiado pelo povo.
O presidente da Argentina, Javier Milei, e o do Equador, Daniel Noboa, dizem admirar o que foi feito por Bukele e se inspiraram na confecção de um plano para aplicar em seu próprio país.
Gostaria de saber mais sobre a trajetória e políticas de Bukele? Clique aqui e leia um texto completo sobre.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP