Na manhã de ontem, um ato pró liberdade de expressão aconteceu na praia de Copacabana, Rio de Janeiro. Convocado pelo pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, não houve um número de participantes confirmados.
O movimento em Copacabana começou por volta das 11h da manhã. De acordo com informações postadas no perfil de Gil Diniz, Bolsonaro saiu acompanhado de sua esposa, Michelle, do hotel em que estavam hospedados.
O ex-presidente teve dificuldades para sair do local devido ao excesso de pessoas. Vídeos postados em redes sociais por participantes do evento mostram as ruas da avenida Atlântica cheia de pessoas trajando roupas verde e amarelo.
Bolsonaro e Michelle subiram em um trio elétrico acompanhados dos deputados federais Nikolas Ferreira e Eduardo Bolsonaro, além do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
“Que vocês possam sair daqui com o coração latente, cheio de energia e alegria. Verdadeiramente lutar por dias melhores num ano tão decisivo. Que vocês possam escolher bem os seus candidatos porque nós precisamos de uma política nova e de gente do bem.”
Disse ainda que a política precisa de mulheres femininas e não feministas. Chamou as pessoas a fazerem uma política colaborativa para a construção de um país melhor.
Ela finalizou sua fala com a oração do Pai Nosso.
Após Michele finalizar seu discurso, o deputado federal por Minas Gerais, Nikolas Ferreira tomou a palavra. Afirmou que após as eleições de 2022 muitas pessoas ficaram desanimadas e sem esperança.
“Moisés não chegou a entrar na Terra Prometida, mas teve um jovem chamado Calebe que entrou. Se não fosse a força de Moisés, Calebe não teria entrado na Terra Prometida. Talvez nós não veremos o Brasil prometido, mas os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos verão, novamente, um Brasil verde e amarelo.”
Ferreira classificou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como “persona non grata”.
Em referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bolsonaro disse que o “sistema” fez voltar a cena do crime o maior ladrão da história. Também criticou as falas do atual mandatário que dizem que sua eleição teria salvado o Brasil de uma ditadura.
Com relação aos supostos ataques à democracia, Bolsonaro elogiou as falas do dono do X, antigo twitter, Elon Musk.
“É um homem que preza pela liberdade. Para todos nós é o homem que teve a coragem de mostrar, já com algumas provas, para onde nossa democracia estava indo e o quanto de liberdade já perdemos. Eu peço agora uma salva de palmas para Musk.”
Sobre as eleições de 2022, o discurso afastou a possibilidade de fraude nas urnas. Afirmou que as eleições são coisa do passado e encorajou os presentes a olharem para o futuro. Destacou também que o governo virou as costas para o setor do agronegócio.
“O Agro, nosso orgulho nacional e referência mundial estava em seu máximo porque eu dei liberdade à Teresa Cristina. Ela com competência levou à frente o seu ministério. Lá em Sinop (MT), onde eu estava, tem uma ferrovia que começou a ser feita no governo Temer. Liga aquela cidade a Miritituba e uma vez concluída seria a independência do nosso agronegócio.” - completou ao se referir aos atrasos na construção da estrada de ferro de 900 km que iria ligar o Mato Grosso ao Pará.
Elogiando a manifestação, Bolsonaro disse que ao longo de seu mandato foram “plantadas sementes" na política brasileira. Citou o deputado Nikolas Ferreira (PL MG) falando sobre o futuro do país.
No final de sua fala exaltou o Brasil, a família e rejeitou a ideologia de gênero.
“O patrimônio de um casão não são os bens materiais, são seus filhos. O que nós queremos é que eles sejam melhores que nós. Não podemos admitir ideologia de gênero. Muito obrigado a todos vocês. Agora podemos ir pra casa satisfeitos e nos empenharmos em lutar por algo que Deus nos deu: o livre arbítrio e a liberdade. Muito obrigado. Brasil acima de tudo. Obrigado, Brasil.”
“Aqui eu vou fazer denúncias gravíssimas. Eu não vou caluniar nem difamar ninguém, eu vou mostrar fatos e lei.”
Disse que a minuta golpe seria a maior fake news da história política do Brasil e que o ex-presidente Bolsonaro não propôs qualquer espécie de golpe. Chamou o inquérito do STF de “farsa para atingir Bolsonaro”.
“O artigo 359 do Código Penal diz que é tentativa de Golpe o uso de violência ou de ameaça grave para abolição do Estado democrático de direito impedindo o livre exercício dos poderes constitucionais. Lula foi impedido de ser presidente ,sim ou não? Os ministros do STF foram impedidos, sim ou não? Os deputados e senadores foram impedidos, sim ou não? Que golpe? Meia dúzia de baderneiros ! Cadê o canhão? Cadê a bomba? Cadê a metralhadora? Safadeza política molecagem para atingir Bolsonaro.”
Malafaia também disse que o Brasil estaria em perigo. Pediu às pessoas que prestassem atenção à história a partir da promulgação da Constituição de 1988. Afirmou que, até 2019, o Brasil viveu uma democracia plena onde era possível se contrapor aos governantes.
“Não tinha problema em dizer fora Lula, fora Temer, fora FHC, fora Bolsonaro, abaixo STF,abaixo Congresso Nacional. O site do PT ,eu printei não adianta apagar, em 2016 disse que Alexandre de Moraes, então ministro da Justiça de temer, era golpista e de que recebeu milhões de uma empresa que estava sendo investigada pela PF. Insinuou que Alexandre Moraes é corrupto. Sabe o que que aconteceu? Nada.”
Alegou ainda que Alexandre de Morais “deu o troco no PT” dizendo num discurso em uma faculdade. Moraes teria chamado os governos do PT de ladrões. Outra afirmação foi a de que no mesmo período Gilmar Mendes, Ministro do Supremo, teria dito que “se não fosse a Lava Jato o PT teria dinheiro para vencer as eleições até 2038.
“A partir de março de 2019, Alexandre de mora assume o inquérito imoral e ilegal das fake News. Por que é imoral ilegal? Porque ele é vítima, delegado, procurador ,investigador, e Juiz. Uma aberração jurídica! E por que é ilegal? Porque não tem a participação do Ministério Público, o que é obrigatório segundo o artigo 129 da Constituição.A partir de 2019 Alexandre de Moraes introduz o crime de opinião” - acusou.
Ao finalizar, pediu o impeachment de Alexandre de Moraes e recitou um trecho do hino da Independência: ou ficar a pátria livre, ou morrer pelo Brasil.
Até o momento nem os ministros do Supremo Tribunal Federal nem o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se manifestaram.
Já entre os apoiadores do governo federal, poucos se manifestaram. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, se manifestou em sua conta no X. Chamou Bolsonaro de “ladrão de jóias”.
“Sobre a fala de Bolsonaro em Copacabana:
1)Quem responde a inquérito, com provas materiais e testemunhos claros, por ser LADRÃO de joias que pertencem ao povo brasileiro é VOCÊ, inelegível. Assim como responde por fraude e conspiração para ROUBAR o resultado da eleição. Você foi declarado inelegível porque violou a lei e apostou que ficaria impune
2)A palavra “mito” tem muitos significados e sinônimos. O que melhor se encaixa na personalidade e na trajetória de Jair Bolsonaro é o mais simples de todos: ‘mentira’.”
Já entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro o clima era de satisfação. Eduardo Bolsonaro disse em sua conta na rede social de Elon Musk que o povo tinha acordado e que “calar essa galera toda” era impossível.
Já o deputado federal Luiz Phillipe de Orleans e Bragança disse que é “uma vergonha as instituições que promovem a censura e a ditadura” e postou uma foto do ato em sua conta na mesma rede social.
A movimentação em Copacabana foi notícia pelo mundo. Em sua conta no instagram o jornalista americano Benny Johnson disse que “Uma multidão pediu liberdade de expressão no Brasil e aplaudiu Elon Musk”
Já o Yahoo news disse que “conservadores gritaram ‘Elon Musk’ em passeata em apoio ao ex presidente da República Jair Bolsonaro
A revista Isto é Dinheiro informou em seu site que o Governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, não compareceu ao evento. O site disse ainda que entrou em contato com o político, mas não obteve justificativa da ausência.
O dono do X, antigo twitter, Elon Musk, manifestou-se em sua conta na rede social sobre os atos de 21 de abril. Elon republicou um post que dizia “Para ser claro, o X é o único que está tentando seguir as leis brasileiras sem depender de candidatos políticos.
O post também exibia uma animação com a bandeira do Brasil tremulando e a logo da rede social sobrepondo-a.
Para ficar por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo de forma rápida e com o jornalismo clássico e sério, assine o Resumo BP. Todas as manhãs você ficará bem informado com notícias de qualidade.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP