Ontem (18/02), Abílio Diniz faleceu na cidade de São Paulo, sua terra natal. Aos 87 anos, o empresário marcou o país devido ao seu sucesso profissional à frente da rede Pão de Açúcar, sua vida atlética e um dos episódios que marcou o Brasil: o sequestro de guerrilheiros comunistas nos anos 80.
Relembre o legado e o sequestro de Abílio Diniz.
Mesmo praticando esportes de alta intensidade até o início de 2023, Abílio teve que parar sua vida ativa devido a problemas no joelho.
Os problemas de saúde pioraram em janeiro de 2024, devido ao início de uma pneumonia.
Após 1 mês internado no hospital Albert Einstein, Abílio faleceu devido a complicações da doença. Sua morte se tornou notícia em todo o Brasil devido ao legado do empresário.
Abílio dos Santos Diniz foi um dos empresários brasileiros de maior sucesso da história recente do país. Foi sócio de grandes empresas do varejo, como Pão de Açúcar, Extra e Ponto Frio. Presidente dos Conselhos de Administração da BRF e da Península Participações, além de membro dos Conselhos de Administração do Carrefour Brasil.
Diniz foi eleito pela revista Forbes, em 2016, a 477ª (quadringentésima septuagésima sétima) pessoa mais rica do mundo. A fortuna de Abílio Diniz o posicionou como o 14º brasileiro mais rico do país.
Nascido em 1936, na capital paulista, Abílio é o mais velho entre os seus seis irmãos. Na época de escola, sofria por ser tímido, baixinho e gordinho. Mas o bullying serviu de inspiração para o menino.
Voltando-se para as artes marciais e o esporte, Abílio aprendeu a se defender e desenvolveu confiança. Segundo ele próprio, os esportes foram um meio para desenvolver o autoconhecimento, disciplina e competitividade.
Desde jovem, Abilio foi preparado para assumir os negócios da família, estudando Administração de Empresas na Fundação Getulio Vargas.
Sua trajetória no comando da empresa começou nos anos 1950, marcada por inovações e resultados. Após sua gestão, o Pão de Açúcar se tornou um dos maiores conglomerados varejistas do país.
Em 2012, Abílio foi expulso do Pão de Açúcar devido a conflitos judiciais com a empresa Cassino, um conglomerado internacional que estava expandindo suas ações na empresa brasileira.
Após a disputa, Abílio se tornou presidente e um dos maiores investidores de duas grandes empresas:
Além das conquistas profissionais, Abílio se tornou uma figura nacionalmente conhecida devido a um dos casos mais icônicos dos anos 80: o sequestro feito por guerrilheiros comunistas.
A década de 80 foi uma das melhores épocas dos negócios de Abílio. O Pão de Açúcar estava em grande expansão pela capital São Paulo e pelo país.
Contudo, também era o período de desenvolvimento das guerrilhas latino-americanas e da expansão da prática de sequestros no Brasil, que aconteciam com frequência nas décadas de 80 e 90.
O empresário se recusava a andar com seguranças profissionais, pois acreditava que conseguiria se defender sozinho da violência que assolava o país, até que aconteceu a tragédia: o sequestro de Abílio Diniz por guerrilheiros comunistas.
As investigações do sequestro de Abílio ainda tiveram uma reviravolta nacional: a descoberta de provas que possivelmente incriminavam o Partido dos Trabalhadores (PT).
A série de investigações criminais da Brasil Paralelo, Investigação Paralela, produziu um episódio exclusivo sobre esse momento da história brasileira.
Desvendar os mistérios da política brasileira não é uma tarefa fácil. No Investigação Paralela, o espectador encontra os casos mais polêmicos presentes na sociedade brasileira e entende que não existe crime perfeito, existe crime mal investigado.
O Investigação Paralela busca investigar e debater de forma bem-humorada as teorias acerca dos mistérios que rondam supostos crimes que trouxeram repercussão política e social no Brasil.
Em um tom descontraído, as investigações revelam detalhes do crime e apresentam o que a mídia não mostrou sobre crimes famosos que chocaram o país.
Para assistir esse e muitos outros conteúdos exclusivos, desbloqueie seu acesso ao streaming da Brasil Paralelo tocando aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP