Dois dos principais chefes de Estado do mundo e um dos mais importantes líderes empresariais internacionais se encontraram nos Estados Unidos. Javier Milei, Donald Trump e o bilionário Elon Musk estiveram juntos menos de 10 dias após a vitória do novo presidente do país. Milei é o primeiro líder estrangeiro a visitar Trump após a vitória.
Ao participar de uma festa de gala no resort de Trump em Mar-a-Lago na quinta-feira, Milei disse que a vitória do presidente americano provou “que as forças do céu [estavam] do nosso lado”.
Ao discursar em espanhol, por cerca de 12 minutos, o presidente da Argentina saudou o republicano:
“Os ventos da liberdade estão soprando mais fortes” desde a vitória de Trump.
Também destacou o grande impacto político de Trump no mundo:
“Ele é o responsável pelo maior retorno político da história".
Também disse que Elon Musk salvou a humanidade com seu trabalho, em referência ao apoio a Donald Trump e à luta de Musk pela liberdade.
O discurso foi realizado no American First Policy Institute na noite de ontem, quarta-feira, 14 de novembro.Também participaram do evento, a irmã de Milei, Karina Milei, e o novo chanceler argentino, Gerardo Werthein, também estiveram presentes no encontro.
Trump agradeceu a presença de Milei. Aproveitou a oportunidade para exaltar o desempenho como líder da Argentina.
Durante sua estadia nos EUA, Milei também busca agilizar as negociações para um novo empréstimo com o Fundo Monetário Internacional (FMI). A Argentina é a maior devedora do fundo e procura recursos para aliviar os controles cambiais e de capital que dificultam sua recuperação econômica.
Espera-se que a gestão de Trump influencie positivamente nas negociações de Milei com o FMI, considerando o peso dos EUA na organização.
Em uma ligação realizada recentemente, Trump disse a Milei como seu "presidente favorito". Assessores do presidente argentino falaram que ele tem a intenção de ser o maior articulista do presidente na América Latina.
Economista favorável ao livre mercado, Milei sempre se posicionou sobre a influência da esquerda progressista no mundo. Considera-se um aliado de Trump, apesar de divergências sobre política comercial, em relação à qual Trump tem uma abordagem mais protecionista.
Milei mantém uma relação próxima com Musk, que assumirá um papel no novo governo de Trump. O argentino ofereceu conselhos a Musk sobre cortes de gastos e desregulamentação, simbolizados pela utilização de uma motosserra como metáfora.
Musk e Milei também trocaram elogios em público. Trump expressou sua admiração pelo presidente argentino, destacando a transformação do país sob sua liderança. A Argentina não deve ser uma prioridade no governo Trump.
Milei aguardou quase uma semana por uma ligação de Trump, que conversou com diversos líderes mundiais antes de contatar o argentino.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP