O presidente da Argentina decidiu não financiar a Marcha do Orgulho LGBTQI+. A passeata aconteceu no último sábado, dia 2 de novembro. De acordo com o jornal espanhol La Gaceta, o presidente defendeu a medida como “uma questão de responsabilidade fiscal”.
Segundo o governo, a decisão faz parte da promessa de reduzir o gasto estatal e priorizar recursos em áreas críticas, especialmente diante da crise econômica que o país enfrenta.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estadística y Censos, 52,9% dos argentinos vivem abaixo da linha da pobreza.
Diante da situação, Milei sustenta que os recursos públicos devem ser usados para o bem-estar geral e não para o que ele chama de “caprichos ideológicos”.
Para ele, eventos como a Marcha do Orgulho LGBT deveriam ser financiados de forma privada, e não com dinheiro do Estado.
Sob gritos de “Os discursos de ódio também matam” e “Nunca mais voltaremos ao armário” a Marcha do Orgulho Gay de Buenos Aires, a primeira durante a presidência de Javier Milei, reuniu milhares de pessoas na capital argentina.
De acordo com informações da AP News, essa foi a primeira marcha em vários anos na qual o governo.
A marcha protestou contra as políticas do governo, como a rejeição ao fechamento de órgãos como o Instituto Nacional contra a Discriminação, a Xenofobia e o Racismo (INADI).
Em entrevista à mesma rede de notícias, a estudante Karol Castillo afirmou:
“É possível notar as mudanças, percebe-se que há muita homofobia, vejo isso no dia a dia. Acho que, em vez de avançar, retrocedemos nesse assunto”
A administração afirma que, embora a diversidade seja um valor importante na Argentina, isso não significa que o Estado deva cobrir os custos desses eventos. Argumentam que há prioridades mais urgentes que precisam de atenção.Além disso, Milei enfatiza que o movimento LGBT, assim como outros grupos, deveria buscar seus próprios recursos.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP