Uma partida de futebol entre o time israelense Maccabi Tel Aviv e o holandês Ajax terminou em uma onda de violência contra os torcedores judeus. 62 pessoas foram presas acusadas de terem conexão com o ataque.
Autoridades europeias e israelense classificaram os crimes como antissemitas. O governo de Israel disponibilizou dois aviões para repatriar as vítimas.
O primeiro-ministro holandês, Dick Schoof, disse estar profundamente envergonhado que isso tenha acontecido em seu país. Na mesma linha, o rei do país, Willem-Alexander, afirmou estar chocado com a violência.
Esse caso foi classificado como um pogrom, que é um termo de origem russa que significa “causar estragos, destruir violentamente” e é usado na europa para se referir a ataques coordenados contra judeus.
Um vídeo publicado no X faz o compilado de algumas cenas de violência:
As provocações nas ruas entre as duas torcidas já aconteciam desde a quarta-feira. Os torcedores presos acusados de agredirem os israelenses e fazerem gritos de guerra contra Israel, acusaram os judeus de entoar cantos anti-árabes e retirar bandeiras palestinas de prédios. Vídeos verificados pelo The New York Times confirmaram a acusação.
O recém-nomeado ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, afirmou que irá viajar à Holanda hoje para encontrar o primeiro-ministro do país e membros da comunidade judaica de Amsterdã.
De forma preventiva, a embaixada israelense pediu para que os judeus na cidade escondessem símbolos que os identificasse e que permanecessem em seus hotéis.
Os israelenses hospitalizados encontram-se em estado estável de saúde e a maioria dos detidos foram liberados após passagem pela delegacia.
O complexo conflito entre árabes e judeus foi tema do mais recente filme da Brasil Paralelo: From the River to the Sea. Para produzir a obra, nossa equipe viajou ao Oriente Médio e ouviu autoridades religiosas, militares, professores e civis tanto de Israel quanto da Palestina.
Esse resultado você pode assistir gratuitamente em nosso canal do Youtube. Essa produção só foi possível graças a cada um dos nossos membros que financiam a BP. Nós recusamos dinheiro público e tudo o que é feito é graças aos membros assinantes. Agora, assista ao filme gratuitamente:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP