Os atletas Gabriel Magalhães e Augusto Lima optaram por priorizar suas famílias em relação ao esporte. Os casos aconteceram em 2022 e 2019, sendo que Lima foi defendido por seu técnico, que deixou os jornalistas em silêncio com sua resposta.
O zagueiro Gabriel Magalhães é apenas um dos jogadores que foi deixado de fora da seleção brasileira de Tite no ano passado por priorizar o nascimento de sua filha. A informação ficou subentendida a partir de entrevista do ex-coordenador da seleção Juninho Paulista, publicada no Globo Esporte na semana passada.
Segundo Juninho, o prestígio de Gabriel na CBF teria caído a partir do momento em que ele pediu dispensa para acompanhar o nascimento da primeira filha.
Em 2022, o zagueiro do Arsenal da Inglaterra, Gabriel Magalhães, foi chamado três vezes para a seleção brasileira. O defensor estava em boa fase, atuando como titular em quase toda a campanha do time inglês que terminou como vice-líder do campeonato.
Mesmo sendo canhoto, algo que o diferencia de quase todos os demais defensores convocados pela seleção brasileira, Magalhães nunca entrou em campo com a camisa amarela.
O episódio aconteceu em março de 2022, quando o zagueiro foi convocado para os jogos contra a Bolívia e o Chile, nas duas últimas rodadas das Eliminatórias. A data coincidiu com o nascimento da filha e, por um pedido da sua esposa, Gabriel preferiu acompanhá-la em Londres.
Na entrevista, Juninho Paulista deixou subentendido que a escolha prejudicou o jogador:
“São escolhas. Eu passei por isso. Nasceu um filho meu, fiquei esperando na Inglaterra e no dia seguinte vim ao Brasil porque tinha machucado o meu joelho e precisava me recuperar o mais rápido possível. A minha esposa ficou lá 40 dias sozinha, com a ajuda de babá. Isso prejudicou? Na hora de pesar você vai colocar tudo na balança e é inevitável, você vai colocar tudo isso na balança. Vem o outro, joga e aí acontece de perder um pouco espaço”.
O zagueiro Gabriel Magalhães comentou o caso na época:
“Quando se trata de família, é um momento delicado. Eu era pai de primeira viagem, estava sozinho com a minha esposa em Londres, era complicado deixá-la sozinha. Ela disse que precisava de mim e era um momento especial para mim, entrei em contato com o pessoal (da seleção), eles entenderam, aí você vê que é uma família, fiquei feliz com a resposta que eles me deram. Sou grato ao professor e ao Juninho”.
Em 2019, um jogador brasileiro de basquete se viu em uma situação semelhante quando seu time estava disputando as semifinais do campeonato.
O time de basquete lituano Žalgiris contava com o brasileiro Augusto Lima como sua grande estrela na temporada de 2019. A equipe estava nos jogos decisivos e perdeu o atleta que pediu dispensa para assistir ao nascimento de seu filho.
O técnico da equipe Sarunas Jasikevicius foi questionado por jornalistas sobre a saída do jogador, sua resposta foi uma lição de valores e prioridades.
O jornalista perguntou: “Treinador, o que você acha do jogador Augusto Lima sair no meio da temporada para acompanhar o nascimento do filho?”.
“O que eu penso? Eu permiti que ele saísse.” respondeu o treinador, espantado com a pergunta.
O jornalista insistiu e recebeu uma resposta do treinador que o deixou em silêncio:
“Você tem filhos? Quando você tiver filhos você vai entender. Porque esse é o máximo da experiência humana. Uau, essa pergunta é realmente muito boa.
Você acha que o basquete é a coisa mais importante da vida? Semifinal? Para quem é importante? Qual time?
Você viu a quantidade de torcedores no jogo? Viu?
Quando você tiver seu primeiro filho, você vai entender o que é a coisa mais importante nessa vida. Então, você vem falar comigo. Porque nada pode ser mais majestoso nesse mundo do que o nascimento de uma criança. Acredite em mim. Nem títulos, nem nada mais. Augusto Lima está no céu neste momento, eu estou muito feliz por ele”.
Na produção Original BP A Face Oculta do Feminismo, uma das ideologias modernas que mais tem se levantado contra a família tradicional é investigada. O resultado é a descoberta de um lado do movimento que não recebe os holofotes.
Assista agora a A Face Oculta do Feminismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP