Casos de jovens personalidades da internet que expõem seus transtornos mentais estão se tornando comuns. Olympe, uma famosa youtuber francesa de 23 anos, usava as redes sociais para falar de saúde mental e bem-estar, mas recentemente admitiu para seus 255 mil seguidores que sofre de graves problemas psicológicos.
Um deles é o transtorno de personalidade múltipla, ou transtorno dissociativo de identidade, no qual o portador se comporta como se fossem duas ou mais pessoas diferentes.
O distúrbio provoca variações de humor, pensamentos, sentimentos e ações. Olympe disse que adota até 40 personalidades diferentes.
Por causa do transtorno, ela contou aos seus seguidores que quer se submeter à eutanásia na Bélgica, onde o método é legalizado. Isso gerou polêmica entre os fãs e repercussão na mídia francesa. Os médicos se recusaram a realizar o procedimento.
Outras personalidades também relatam aos seguidores transtornos mentais, gerando polêmica e audiência.
Conhecido como Nikocado Avocado, Nicholas Perry soma mais de 3,4 milhões de inscritos em seu canal no Youtube. Ele faz lives de "mukbang", no qual as pessoas comem uma imensa quantidade de alimentos. No caso dele, fast-food.
Com 31 anos, Perry luta contra obesidade e desordens mentais. Seus problemas de saúde são ao mesmo tempo motivos de polêmica e geradores de mais audiência em seu canal.
O influenciador britânico Oli London, de 31 anos, passou oito anos da sua vida tentando se transformar em uma "mulher coreana".
Gastou 230 mil libras esterlinas (cerca de 1 milhão e meio de reais) em 30 cirurgias, com aplicações de toxina botulínica e preenchimentos.
Seis meses depois de chegar ao padrão físico desejado, London anunciou aos seguidores, em novembro passado, que faria o processo reverso: ele deixou de lado o perfil de "mulher coreana" para voltar a ser um homem britânico.
O influenciador revelou que, durante anos, passou por uma batalha psicológica para tentar se encontrar.
A quantidade de desordens mentais catalogadas pela psiquiatria cresce junto à dificuldade das pessoas lidarem com seus sentimentos, traumas e frustrações.
O problema é amplamente abordado na trilogia A Fantástica Fábrica da Sanidade, que acaba de ser lançada no streaming da Brasil Paralelo.
O Original BP é a maior produção já realizada no Brasil sobre saúde mental. A trilogia investiga os transtornos mentais, a indústria farmacêutica e a banalização do uso de remédios.
A Fantástica Fábrica da Sanidade já está disponível no streaming da Brasil Paralelo. Toque no link e desbloqueie seu acesso.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP