O ministério do Comércio da China anunciou que vai colocar tarifas de 15% sobre carvão e gás liquefeito americanos.
O carvão é a principal fonte de energia usada no país, responsável por cerca de 56% da energia produzida lá, enquanto o gás natural gera aproximadamente 8%.
Além disso, será cobrada uma taxa adicional de 10% sobre petróleo bruto e os maquinários utilizados para a agropecuária produzidos nos EUA.
A medida foi anunciada pelos chineses após o presidente Trump impor uma tarifa extra de 10% sobre importados chineses nos EUA.
Os produtos feitos no México e no Canadá também foram taxados em 25% pelo governo americano.
Segundo Trump, o objetivo de impor tarifas aos três maiores parceiros econômicos dos EUA seria uma punição por não conterem o fluxo de drogas e imigrantes ilegais.
Além de reagir impondo tarifas comerciais, o regime de Pequim também apresentou uma queixa formal à Organização Mundial do Comércio (OMC).
"China apresentou uma reclamação contra as medidas tarifárias dos Estados Unidos sob o mecanismo de solução de disputas da OMC". Comunicou o ministério.
Além disso, uma série de grandes empresas americanas entraram na mira do governo chinês. A Google será investigada por violar as leis antimonopólio do país.
O grupo PHV, dono da Calvin Klein e da Tommy Hilfiger, e a gigante da biotecnologia Illumina também foram colocadas na lista de “entidades não confiáveis".
Apesar de a China não ter anunciado essas investigações como retaliação contra as tarifas americanas, o início delas indica que pode existir associação
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP