Na manhã de 7 de março de 2025, a Paróquia Bom Jesus das Oliveiras, na Zona Leste de São Paulo, acordou com o eco da missa das 7h ainda no ar. O Padre Genaldo Laurindo havia acabado de celebrar a liturgia.
Por volta das 8h30, padre Laurindo deixou a igreja rumo à outra comunidade, onde rezaria às 9h. Na Paróquia havia apenas um homem solitário que ficou à espera da missa das 11h.
Às 10h05, um estranho apareceu no portal da paróquia. Sem barulho de multidão, o silêncio reinava, exceto pela presença daquele único fiel. O desconhecido se aproximou, olhou para o homem e perguntou: “Você é o padre?”. “Não”, respondeu o fiel, sem hesitar.
Sem dizer mais nada, o invasor virou-se para o altar. Em poucos minutos, duas estátuas estavam no chão: o Bom Jesus, padroeiro local; e Santa Edwiges, um símbolo da antiga comunidade.
Em entrevista exclusiva à Brasil Paralelo, Padre Genaldo comentou o caso com calma: “Ele quebrou as imagens e foi embora. Não gritou, não xingou, só fez isso e saiu.” Mais tarde, a paróquia compartilhou um vídeo no Instagram, mostrando o momento exato em que o homem destruiu as estátuas, deixando a cena para trás sem explicação.
O sacerdote registrou um boletim de ocorrência online devido à ausência de feridos, agressões ou ameaças. O padre também relata que o suspeito chegou a ser preso no dia 8 de abril.
"Aí ontem prenderam esse sujeito, não sei o nome, não sei quem é, não sei onde mora, não sei o que faz. Mas duas pessoas da paróquia foram à delegacia prestar depoimento e encontraram a mãe e a irmã dele lá”.
O suspeito, cujo nome não foi revelado, foi liberado após ter o quadro de esquizofrenia confirmado.
“Enfim, o que foi dito na delegacia é que ele sofria de esquizofrenia e que já está em liberdade respondendo o processo em liberdade."
No site oficial da Diocese de São Miguel Paulista, foi publicada uma nota de repúdio contra os atos cometidos na Paróquia Bom Jesus das Oliveiras.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP