Desde 2013, uma das novas estações da linha verde do metrô de São Paulo, localizada na Avenida Educador Paulo Freire e próxima a rodovia Fernão Dias, estava prevista para se chamar "Estação Paulo Freire". Contudo, em um recente comunicado, a empresa Metrô afirmou que o nome da estação mudou para "Fernão Dias".
A decisão causou polêmica nos últimos dias, gerando manifestações favoráveis e contrárias à medida. A empresa explicou a situação em uma nota oficial:
"O Metrô esclarece que o processo de escolha dos nomes de futuras estações é realizado a partir de critérios técnicos, relacionados à localização do futuro equipamento e características que facilitem a identificação dos usuários.
Para isso, é realizada uma análise toponímia dos locais, além de uma pesquisa de opinião com critérios e metodologias padronizadas. Para a estação em questão, todo esse processo foi concluído em 2022 ainda sob a gestão anterior".
De acordo com a empresa, a mudança aconteceu devido a vontade da população local após uma enquete. A enquete terminou com 57% da preferência para Fernão Dias, 29% para Paulo Freire e 14% para o nome Parque Novo Mundo.
Mesmo a mudança ocorrendo devido a vontade da população local, protestos aconteceram. A vereadora Jussara Basso (PSOL), entrou com uma representação no Ministério Público de São Paulo para barrar a mudança:
"Nós não aceitamos mais esse tipo de homenagem; representações que não representam a maioria da população brasileira; a maioria é originária, é indígena, é afro-brasileira, é afrodescendente.
Nós precisamos que nossos ídolos sejam homenageados. A rua precisa se chamar Paulo Freire, Zumbi dos Palmares, entre tantos outros que temos. Não queremos mais nomes de ruas, nomes de estação, linhas de ônibus homenageando bandeirantes."
Fernão Dias foi um bandeirante brasileiro que viveu durante o século XVII e ficou conhecido por suas expedições em busca de ouro e pedras preciosas nas regiões do interior do Brasil.
A fama de Fernão Dias como bandeirante e explorador de riquezas se espalhou pelo país, tornando-o uma figura lendária na história do Brasil colonial.
Nascido em São Paulo, Fernão Dias era filho de um bandeirante português e cresceu em um ambiente familiar ligado às atividades de exploração do interior do país. Quando adulto, ele decidiu seguir os passos do pai e se tornar um bandeirante, partindo em expedições em busca de riquezas nas regiões mais remotas do Brasil.
Em 1674, Fernão Dias liderou uma expedição que partiu de São Paulo em direção ao sertão em busca de ouro e pedras preciosas. A expedição atravessou o rio Grande e chegou à região onde hoje fica o estado de Minas Gerais, onde encontraram uma grande quantidade de ouro. Fernão Dias e sua equipe estabeleceram uma base na região e passaram vários anos explorando as minas.
A exploração do ouro e a escravidão geraram conflitos com a população local, especialmente os índios Cataguás, que resistiam à presença dos bandeirantes na região. Fernão Dias enfrentou diversas batalhas contra os índios e, após anos de conflitos, conseguiu subjugar os Cataguás e expandir a exploração das minas na região.
Considerado patrono da Educação brasileira, autor nacional mais referenciado no mundo, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Paulo Freire congrega em si muitos títulos de relevância.
Tais honrarias são símbolos de sua influência, que se estende até um aspecto essencial da vida de todos os brasileiros: os documentos que fundamentam a educação nacional há décadas.
A influência de Paulo Freire causa polêmica especialmente devido ao seu método defender que os alunos se tornem revolucionários e aos baixos resultados dos alunos brasileiros em testes internacionais como o PISA.
Saiba mais sobre Paulo Freire com o artigo do Portal da Brasil Paralelo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP