O primeiro episódio do programa Panorama contou com a participação de Alexandre Schwartsman, economista brasileiro que já foi diretor de assuntos internacionais do Banco Central e economista-chefe dos bancos ABN Amro e Santander.
Ao longo da conversa, Luiz Felipe D'Avila comentou sobre o movimento de abertura econômica que aconteceu nos anos 80 nos governos de Margaret Tatcher, na Inglaterra, e Ronald Reagan, nos Estados Unidos.
Ao indagar Alexandre sobre o liberalismo econômico no Brasil, o economista disse:
"Nós nunca compramos esse projeto. Mesmo com a abertura política ocorrida após o fim da ditadura militar, não aconteceu uma abertura econômica. Quando eu tive a minha formação universitária era praticamente uma heresia falar sobre liberalismo econômico. Estudar comércio internacional era visto como perda de tempo, como uma ideia ultrapassada".
Alexandre continua a fala abordando algumas das possíveis causas dos problemas da economia brasileira, chegando a comentar sobre os países que conseguiram implantar o liberalismo:
"Os interesses que tomaram conta da elite econômica brasileira e de alguns governantes dos anos 80, conforme eu disse anteriormente, não permitiram essa transição para o liberalismo. Uma série de países conseguiram fazer a transição, como a Inglaterra de Tatcher e os EUA do Reagen.
Outros países como o Chile e o México, posteriormente, também se abriram mais".
Alexandre diz que esse não foi o único erro na economia brasileira no período da década de 80:
"Esse não foi o único trem que o Brasil perdeu. Para lidar com a hiperinflação dos anos 80 foram necessários 15 anos, depois mais 15 anos de luta contra a crise da dívida, e ainda vieram problemas fiscais depois de tudo isso que ainda não foram resolvidos".
Dos anos 80 até hoje, o Brasil ainda enfrenta diversos problemas econômicos e políticos. O que causa tantos atritos? Por que um país com tantos recursos naturais não é uma potência?
A Brasil Paralelo investigou alguns dos principais problemas do Brasil e de outros países em produções originais, conheça alguns:
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP