A aposentada Sueli Magalhães saiu de casa antes do amanhecer e se dirigiu à histórica igreja do Carmo. Moradora da histórica cidade de Mariana, foi ao encontro de seus irmãos da igreja, que iam de um lado para o outro com serragem e pó de café nas mãos. Era dia de Corpus Christi.
O site do Vaticano informa que a comemoração foi instituída pelo Papa Urbano IV. O pontífice liderou a Igreja Católica de outubro de 1261 a agosto de 1264, quando faleceu. 18 dias antes da sua morte, Urbano IV assinou a bula apostólica que instituiu a comemoração como um preceito.
“Recomendamos e exortamos no Senhor, por meio desta Bula Apostólica, lhes ordenamos que em virtude da Santa Obediência, com preceito rigoroso, para a remissão de vossos pecados, que celebrem devota e solenemente essa festa tão excelsa. Se empenhem em celebrá-la com toda a atenção e em todas as igrejas de suas dioceses.”, diz o documento (Tradução Livre).
Mas como a comemoração dessa festa influencia a cultura ao redor do mundo? O portal Brasil Paralelo traçou algumas características dessa festa que neste ano completa 760 anos.
A solenidade de Corpus Christi é celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que ocorre no domingo seguinte ao dia de Pentecostes. É o único dia em que o Santíssimo Sacramento obrigatoriamente sai das igrejas católicas em procissão pelas ruas.
Cantando cantos solenes, a comunidade católica manifesta sua fé, que é o próprio Jesus Cristo presente na Eucaristia. Mais do que uma procissão religiosa, a festa reflete também a cultura local dos povos.
No Brasil, em alguns locais a tradição é criar tapetes com serragem colorida para que o sacerdote passe com o ostensório nas mãos. O objeto é uma espécie de sol, em cujo núcleo é colocada a hóstia consagrada. Os católicos o entendem como a representação de que o sol de suas vidas é Jesus Cristo, que está em pessoa presente no Sacramento.
Segundo o padre Geraldo Buziani, da paróquia Nossa Senhora da Assunção em Mariana/MG, o uso de serragem na produção dos adornos começou para valorizar os produtos da terra. O sacerdote explica que na cidade é comum o trabalho em madeira, então se utiliza muito a serragem para a confecção dos tapetes. É uma forma de ligar a festa àquela terra.
“É utilizada só a serragem tingida, mas outros materiais também, como areia e café.”, relatou em entrevista exclusiva ao portal Brasil Paralelo.
O padre também explicou que em outras partes do mundo, os tapetes são feitos de flores ou quaisquer outros materiais que tenham ligação com aquela região.
O padre também contou que é comum pessoas de cidades vizinhas irem até Mariana para ver a procissão. Explica que é uma expressão da fé do povo.
“É um momento de grande presença de fiéis e também de visitantes. A comunidade aqui se organiza em torno da liturgia, preparando os espaços, os lugares das bênçãos, com os artistas da cidade, a confecção dos tapetes.”
O Pe. Buziani finalizou destacando a união da comunidade em torno da celebração. Na diocese a festa é unificada, sendo a missa presidida pelo arcebispo local.
Os católicos interpretam a festa como um segundo olhar semanal para o Senhor. Quem segue a religião tem como preceito olhar para Jesus Cristo, no mínimo, uma vez por semana. Essa obrigação é cumprida semanalmente na missa dominical.
Ao instituir a comemoração pode ser também uma reflexão para a virtude do respeito. A diretora do Colégio Batista Brasil Porto Alegre, Daniela Zilz, explica que a palavra respeito vem do latim respectus, que significa “olhar outra vez”.
Essa virtude consiste em hierarquizar os valores das coisas, categorizando cada uma conforme a sua relevância. A festa de Corpus Christi relembra cada pessoa que é Jesus Cristo quem guia os cristãos. Por isso, ele sai do templo e passa nas ruas como um verdadeiro rei.
Ao observarmos celebrações como a de Corpus Christi, somos capazes de entender como os laços sociais são cruciais na nossa vida. É dessa forma que tudo ganha sentido, e não apenas no sentido religioso.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP