O General Walter Braga Netto foi preso pela PF na manhã deste sábado, 14 de dezembro. O ex-ministro de Bolsonaro estava em sua casa em Copacabana e foi levado para a sede da Polícia Federal, no Rio de Janeiro.
Os agentes chegaram por volta das 6h da manhã de forma discreta e entraram pela garagem do prédio. O general saiu preso e teve o seu celular apreendido.
General Walter Braga Netto foi preso na manhã deste sábado, 14 de dezembro. Ele foi levado para a sede da PF e ficará sob custódia no Exército. Foto: Pedro Kirlos Estadão.
De lá, foi encaminhado ao Comando Militar do Leste, onde ficará sob custódia do Exército até a audiência de custódia.
Ele já havia sido indiciado na operação Tempus Veritatis, que apura uma tentativa de golpe de Estado no Brasil. De acordo com a PF, ele teria tentado obter informações da delação premiada de Cid Gomes.
Nascido em 1º de março de 1957, em Belo Horizonte, Minas Gerais, estudou no colégio militar da capital mineira.
Braga Netto tem 67 anos e está nas Forças Armadas desde 1975, quando entrou para a academia militar Agulhas Negras.
Sua carreira militar inclui passagens em cargos como:
Braga Netto é conhecido no meio político por sua personalidade conciliadora e pela capacidade de desenvolver estratégias eficientes e liderar em situações complexas.
Braga Netto é casado com Kathya Maria Paula Freitas Âncora Braga Netto. Existem poucas informações públicas sobre sua família.
A única filha dele a aparecer na mídia foi Isabela Oassé de Moraes Ancora Braga Netto, que trabalhou na Agência Nacional de Saúde.
A prisão de Braga Netto é um fato inusitado na história militar brasileira. Quer conhecer melhor a história do Exército brasileiro?
Pensando em responder essa pergunta, a Brasil Paralelo lançou Amada E Ultrajada: O Exército na História do Brasil, uma produção que mostra a formação do órgão desde o Império.
O primeiro episódio pode ser assistido gratuitamente abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=v8_pAcPGj30
Os desdobramentos da prisão do General Walter Braga Netto serão conhecidos nos próximos dias. Ainda não se sabe como o ocorrido irá impactar as investigações contra ele e mais 36 pessoas, indiciados por uma tentativa de golpe de Estado em 2022.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP