Em 2010, Michael e Kristine Barnett adoptaram uma menina ucraniana chamada Natalia Grace.
De acordo com a certidão de nascimento,na época, ela tinha apenas 6 anos de idade.
Dois anos após a adoção, em 2012, os Barnett alegaram que ela, na verdade, era uma adulta que se fazia passar por criança.
Segundo os pais adotivos, Natália havia feito ameaças contra eles e seus três filhos biológicos em diversas ocasiões. Também acusaram a menina de tentar matar Kristine Barnett, sua mãe adotiva.
Diante dessa situação, o casal recorreu à justiça do estado de Indiana, nos Estados Unidos, e conseguiu alterar legalmente a idade da filha adotiva de 8 para 22 anos.
É aí que começa uma história repleta de mistérios tanto de um lado quanto do outro. Veículos de comunicação de todo o mundo publicaram reportagens sobre o caso.
O El País agora admite que as duas reportagens que publicou sobre o caso têm informações questionáveis. Na primeira, a publicação aborda a história da menina com nanismo abandonada por seus pais adotivos; no segundo texto, intitulado “A verdade sobre Natalia Grace”, afirmam que Natalia não é adulta nem psicopata.
A confusão persiste, pois o tribunal de Tippecanoe, em Indiana, nos Estados Unidos, ainda não chegou a uma conclusão sobre a idade de Natalia Grace nem sobre ela ter ou não problemas psiquiátricos.
A história começa em 2010, quando os Barnett adotaram Natalia em um orfanato na Flórida. O processo foi bastante acelerado. Enquanto o tempo regular para este tipo de ação costuma variar entre seis e oito meses, neste caso foi de apenas 24 horas, de acordo com o que foi relatado pelo Daily Mail.
A mãe adotiva, Kristine Barnett, era uma conceituada especialista em educação infantil, famosa por ter conseguido a admissão de um de seus filhos autistas em escolas conceituadas de prestígio. Ela admitiu que a família logo percebeu que Natalia era adulta. Ao Daily Mirror, disse que, embora a menina alegasse ter apenas seis anos de idade, já tinha pelos pubianos no corpo.
Em 2013, os Barnett se mudaram para o Canadá, deixando Natalia sozinha em um apartamento. Eles alegam que, apesar de ela ter mais de 20 anos biológicos, pagaram-lhe um ano de aluguel e de vale-refeição. De acordo com o relato do El País, no ano seguinte a menina foi despejada.
Cinco anos depois, Natalia processou os Barnett por negligência e abandono de vulnerável, uma vez que, mesmo considerada adulta legalmente, a menina necessitava de cuidados especiais devido à sua condição médica: displasia espondiloepifisária congênita, uma forma rara de nanismo.
As acusações da família adotiva contra Natalia são graves e incluem tentativas de:
Natalia nega veementemente todas essas acusações. Esta história incomum, que lembra o enredo do filme A Órfã de 2009, ganhou destaque na série documental O curioso caso de Natalia Grace.
O programa apresenta as versões conflitantes dos Barnett e da jovem ucraniana, trazendo à tona os detalhes deste caso intrigante que mistura adoção internacional, acusações surpreendentes e questões legais complexas.
Um teste de densidade óssea determinou que a idade biológica de Natalia Grace era de 22 anos. Atualmente, seria de 36 anos.
Este resultado sugere que ela teria, de fato, 8 anos quando seus pais adotivos alteraram legalmente sua data de nascimento de 2003 para 1989.
Outro exame, realizado dois anos mais tarde, revelou que a menina tinha 11 anos na época em que os documentos foram alterados. Nunca se soube exatamente como os pais conseguiram realizar a alteração.
Em uma carta escrita no dia 24 de outubro de 2016 surgem declarações importantes sobre Natalia Grace. O Dr. Andrew McLaren declarou que a data registrada na certidão de nascimento de Natalia estava "claramente incorreta". A carta tem o timbre da Universidade de Indiana e o fato foi coberto por redes de TV.
Segundo o Dr. McLaren, "infelizmente, determinar a verdade sobre a idade era difícil". Ele aponta que os documentos fornecidos pelas autoridades do país de origem da menina, a Ucrânia, são extremamente incompletos.
Além disso, devido à displasia espondilo metafisária de Natalia, um tipo de nanismo, os métodos tradicionais de avaliação da idade não são aplicáveis.
O médico explica que, já em 2011, um dentista havia confirmado que a dentição de Natalia era a de um adulto.
Além disso, uma avaliação teria indicado que ela apresentava desenvolvimento sexual completo.
Na mesma carta, é relatado que, em 2012, ela foi internada em um hospital psiquiátrico, supostamente após um incidente em que teria atacado a mãe adotiva. Durante essa internação, foi determinado que ela tinha pelo menos 14 anos e foi diagnosticada com um "distúrbio de personalidade sociopata", que normalmente só se manifesta a partir dos 16 anos.
Durante seu tempo na instituição, o Dr. McLaren menciona que "Natalia começou a admitir que tinha mais de 18 anos". Esse conjunto de informações levanta ainda mais questões sobre a idade real e o histórico de Natalia Grace.
Natalia Grace sempre desmentiu a versão dos pais e todos os especialistas que a confirmaram:
“Literalmente, já se passaram 13 anos com apenas duas pessoas mentindo. Eles arruinaram a vida de uma criança. Eles me pintaram como um grande monstro, quando na realidade eram eles”.
Se o abandono de vulnerável for constatado, os Barnet podem ser condenados a até 5 anos de prisão.
Os advogados deles questionam Natalia o motivo pelo qual ela só iniciou o processo cinco anos depois do abandono. Questionam também como a menina teria sobrevivido durante todo esse tempo em que supostamente morou sozinha.
Segundo o jornal El País, ela recebeu ajuda da vizinhança. No entanto, nunca foram registradas denúncias de abandono ou algo assim.
De acordo com o site wilfi, algo diferente na situação só foi notado quando Natalia parou de frequentar aulas. Neste momento, a polícia foi acionada.
Em 2023, a ucraniana foi acolhida por uma nova família, os Mans. Contudo, após apenas seis meses, eles anunciaram o rompimento de laços com Grace.
Por outro lado, segundo reportagem de El País confirmam que em 2019, a família afirmou que Natalia era uma jovem encantadora.
Em janeiro de 2025, Nathalia Grace concedeu uma entrevista à Revista People. Ela afirmou que tenta reconstruir sua vida adulta. Ela disse que está apresndendo a dirigir, decicando-se aos estudos e que pretende conquistar seu GED, um diploma equivalente ao de finalização do EJA no Brasil.
O Sr. e a Sra. Man, pais da segunda família adotiva de Natalia Grace. Imagem: ID.
Diante desse novo desafio, iniciou uma campanha de arrecadação no GoFundMe, uma plataforma de financiamento coletivo online para obter ajuda financeira.
Na ocasião, ela explicou que necessitava dos recursos para encontrar uma nova moradia após deixar a família Mans.
Natalia esclareceu ao portal In Touch Weekly:
“Recentemente me mudei e estou economizando dinheiro para comprar minha própria casa, para que possa ter meu próprio lugar. Estou fazendo isso para poder começar de novo na vida adulta e superar tudo o que aconteceu na minha vida".
Tudo indica que a história poderá ter novos desdobramentos.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP