Em 2018, a Universidade de Oxford publicou o resultado de um longo estudo, o relatório Desafiando a Verdade e a Confiança: Um Inventário Global da Manipulação Organizada nas Mídias Sociais.
O documento visa mostrar como partidos e agências governamentais usaram recursos milionários para tentar manipular a opinião pública.
Mas como esses grupos conseguem colocar ideias nas mentes das pessoas? Quais são as estratégias para cooptar as pessoas para seus interesses?
Entender como isso acontece pode trazer proteção contra estratégias de manipulação e auxiliar cada pessoa a saber quais ideias realmente são suas.
Veja agora as principais descobertas sobre manipulação da mídia elencadas no primeiro episódio da 2ª temporada do Insight BP, agora liberado gratuitamente no canal do YouTube da Brasil Paralelo.
No episódio "Como eles implantam ideias na sua cabeça", da 2ª temporada do Insight BP, o filme Inception é utilizado como exemplo. Filipe Valerim explica a escolha do filme:
"Quem acompanha os trabalhos do diretor Christopher Nolan sabe que seus filmes têm várias camadas de significado. No caso de 'Inception', uma mensagem fundamental para entendermos a influência das narrativas e das ideologias em nossas vidas".
A análise do filme Inception, dirigido por Christopher Nolan, foca em como as produções audiovisuais podem influenciar as emoções e decisões. O filme utiliza uma trama que envolve sonhos para explorar a manipulação pela mídia e cinema.
Dom Cobb, personagem de Leonardo DiCaprio, e sua equipe criam uma máquina que permite seus usuários invadirem os sonhos de outras pessoas.
A história representa diferentes facetas da produção cinematográfica. Nolan buscou estabelecer um paralelo entre a criação de um filme e a invasão do subconsciente do público.
Quando os invasores estão na mente de uma pessoa dormindo, eles vão criando histórias que parecem terem sido desenvolvidas pela própria pessoa.
Os sonhos e os filmes possuem influências muito similares no cérebro humano, como destacou o Insight BP:
"Existem inclusive estudos científicos que mostram que as reações biológicas do nosso cérebro são similares quando sonhamos e quando vamos ao cinema. A tecnologia que permite penetrar no subconsciente das pessoas é como o processo de fazer um filme.
Ninguém gosta de perceber que está sendo manipulado, por isso, é necessário contar histórias que geram profundas conexões emocionais".
Quando a mídia ou algum professor traz uma nova informação, o conteúdo pode ser imediatamente assimilado. O desconhecimento sobre o assunto e a posição de autoridade são alguns dos fatores de forte influência.
No Insight BP, Valerim diz:
"Se você não tiver nenhum conhecimento sobre algo, qualquer coisa que você for exposto terá forte influência sobre você.
Para influenciar uma pessoa e provocar ações que podem mudar a vida dela, uma ideia tem que ser, ou pelo menos parecer ser, autogerada.
No filme Inception, Tudo vai por água abaixo se quem está sonhando percebe que a narrativa que lhe está sendo transmitida e o mundo ao qual ele está inserido é falso. E é por isso que os personagens precisam penetrar em sonhos dentro de sonhos.
Quanto mais camadas, menor a capacidade da pessoa de perceber as estranhezas dos acontecimentos e discernir o que é real ou não".
Para entender mais sobre como a manipulação funciona, Valerim entrevistou o psicanalista Ricardo Ventura durante o episódio.
Os dados elencados no Insight BP mostram em detalhes como diversos tipos de mídias, aparentemente inofensivas, podem moldar a mente de uma população, bem como algumas das melhores maneiras de se precaver de manipulações.
Assista agora o episódio completo:
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