Apesar de não fazer campanhas desde 2018, a estatal planeja concluir o processo de privatização em abril, apesar de críticas sobre a prioridade do gasto.
O deputado Leo Siqueira (Novo-SP) pediu ao TCU a suspensão da licitação, argumentando que o valor é injustificável diante das finanças fragilizadas, conforme a Gazeta do Povo.
Das quatro agências finalistas – Calix, Nova/SB, Propeg e Jotacom –, três têm histórico ligado a escândalos, especialmente do PT, segundo o Metrópoles. Abaixo, as acusações associadas a cada uma:
A direção da estatal negou irregularidades. A estatal justificou o investimento como essencial para reposicionar sua marca. "O processo seguiu as normas legais".
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, defendeu ao Globo que o rombo decorre da gestão Bolsonaro, e a publicidade visa recuperar competitividade frente ao e-commerce privado.
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou o gasto, chamando-o de "absurdo em tempos de crise".
"Uma estatal monopolista precisa disso?", questionou, refletindo o descontentamento dos eleitores da direita.
Já aliados do governo, como o perfil @PTnaCamara no X, argumentam que a publicidade é vital para modernizar os Correios e enfrentar a concorrência, culpando o sucateamento anterior.
Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.
O TCU analisará o pedido de suspensão, enquanto a licitação entra na fase final. O desfecho decidirá se os Correios seguem com o plano ou cedem às críticas, em um embate que mistura gestão pública, finanças e sombras do passado.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP