A loja britânica Debenhams retirou de seu marketplace um suéter de Natal chamado "Gay In A Manger” (“Gay em uma manjedoura, em tradução livre"). O modelo foi criado pela marca Grind Store e exibia um arco-íris em uma manjedoura, local onde segundo a Bíblia Jesus Cristo foi colocado após nascer.
A associação do símbolo da comunidade LGBTQI+ desagradou grupos cristãos, que lideraram campanhas contra a empresa.
De acordo com Andrea Williams, da organização Christian Concern, tais produtos não eram bem avaliados por cristãos. Em entrevista ao Daily Mail, declarou:
"A empresa que produz esses produtos deve ser boicotada".
A controvérsia chamou a atenção de figuras públicas, incluindo o ex-parlamentar conservador Sir Jacob Rees-Mogg. Em declaração ao mesmo jornal, ele disse:
"A Debenhams não zombaria do Islã dessa maneira".
Em resposta ao clamor público, a Debenhams anunciou que está revisando sua linha e suspendeu temporariamente a venda dos itens. Um porta-voz da companhia também afirmou ao Daily Mail que o caso está sob investigação.
Além do suéter, vendido por 38,99 libras (R$287,75), uma caneca com o mesmo tema também foi retirada. O modelo estava sendo oferecido a 14,99 libras (R$110,63)
A Grindstone, responsável pela criação dos itens, removeu outros artigos de temática cristã, como cartões "Ah-men" e uma camiseta "Bad Religion" com Jesus em uma motocicleta.
A empresa também pediu desculpas públicas, afirmando que não pretendia ofender ninguém. A situação lembra um episódio anterior envolvendo a rede de padarias Greggs, que em 2017 enfrentou uma reação semelhante ao substituir a figura de Jesus por um rolinho de salsicha em um anúncio de presépio.
A perseguição à liberdade religiosa foi tema de uma aula aberta com Thiago Rafael Vieira. O vídeo faz parte do curso Brasil Paralelo Perseguição e Liberdade Religiosa.
Nele, o espectador pode aprender um pouco mais sobre o tema. Assista a aula de Vieira de forma gratuita. Assista abaixo.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP