Na autobiografia Esperança, o papa Francisco narra sua experiência ao assumir a liderança da Igreja Católica. Ele descreveu o sentimento como uma combinação de responsabilidade e apreensão.
Seu pontificado foi iniciado em 13 de março de 2013. Assim que assumiu, Francisco recebeu de Bento XVI uma enorme caixa branca. Lá dentro, estavam documentos sobre casos desafiadores envolvendo padres e bispos.
Ele não revela o conteúdo exato, apenas que dizem respeito a assuntos "relacionados às situações mais difíceis e dolorosas: casos de abuso, corrupção, negócios obscuros e irregularidades".
O papa lembra que Bento lhe disse:
"Está tudo aqui. Agora é sua vez", em referência à resolução dos problemas.
Previsto para ser lançado após sua morte, Esperança chega agora em razão do Ano Jubilar, que começou no dia 1º de janeiro.
No Brasil, estará disponível em 4 de fevereiro pela editora Fontanar, com versões impressa e digital na Amazon.
Com 368 páginas, o livro explora o combate de Francisco à pedofilia dentro da Igreja. Francisco busca a reconciliação através do reconhecimento dos erros cometidos pelos que são, em suas palavras, “maus padres”.
A consciência de Francisco dos erros da Igreja e sua luta para repará-los demonstra como o arrependimento pode restaurar situações aparentemente sem solução.
Tal qual ele, Maria também enxerga que é possível se redimir dos erros de seu passado. Ela é uma das personagens principais de Oficina do Diabo, primeiro filme de ficção da Brasil Paralelo.
A personagem é interpretada pela falecida Elisângela e encontra na fé a certeza de que por pior que um erro seja, sempre é possível encontrar a luz.
Oficina do Diabo estreia amanhã, 16 de janeiro, exclusivamente no streaming da Brasil Paralelo. O lançamento será em um evento online no Youtube. Registre-se para ser notificado e assistir ao vivo.
Em Esperança, Francisco também compartilha seu humor e a razão pela qual reside na Casa Santa Marta. Em suas palavras, era uma forma de “ficar mais perto das pessoas”.
Ele teve uma atitude semelhante quando foi nomeado bispo de Buenos Aires, quando não quis morar na residência oficial do bispo e dispensou uma cozinheira. Para a época, era algo inimaginável.
Relata ainda a adaptação às vestes papais, quando rejeitou usar calças brancas por debaixo das vestes apostólicas.
“Eu disse a eles: não quero parecer um vendedor de sorvete".
Jorge Mario Bergoglio nasceu em 1936 em Buenos Aires. É o filho mais velho de dois imigrantes italianos e formou-se em química antes de ir para o seminário.
Foi ordenado padre em 1969, tornando-se líder jesuíta durante a ditadura argentina. Assumiu várias posições na Igreja antes de ser nomeado cardeal em 2001, participando do conclave, que elegeu Bento XVI em 2005.
Esperança representa a segunda publicação de Francisco em dois anos, fortalecendo sua mensagem pastoral.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP