A pane em um aplicativo de segurança de dados da Microsoft causou um caos em empresas de vários setores, na madrugada do dia 19.
Uma atualização de software emitida pela CrowdStrike estaria na raiz do problema, resultando em travamentos de máquinas que executam o sistema operacional Microsoft Windows. No Brasil, o apagão impactou hospitais, companhias aéreas, supermercados, rede bancária e negócios de outros nichos.
As primeiras empresas que relataram os prejuízos foram as financeiras. Companhias aéreas também reportaram atraso nos voos e instabilidade na realização do check-in digital. Durante a madrugada, a recomendação no aeroporto de Viracopos era de que os clientes se dirigissem ao balcão:
“Devido à instabilidade global em nossos sistemas de check-in, o check-in digital está completamente indisponível. Recomendamos que clientes com voos hoje cheguem ao aeroporto com maior antecedência. Atrasos de voos podem acontecer”, afirmou a Azul Linhas Aéreas em suas redes sociais.
A empresa afirmou também que há possibilidade de atrasos e cancelamentos de voos hoje. Latam e Gol não relataram problemas em seus sistemas.
A causa do problema foi a falha na atualização do provedor de segurança Crowdstrike, que resultou na interrupção do funcionamento do sistema Windows.
A CrowdStrike é uma das principais empresas de segurança cibernética do mundo. Os softwares que desenvolve têm o objetivo de proteger contra ataques hacker e violações, inclusive de alto nível de complexidade. A empresa possui contrato com algumas das mais relevantes empresas do mundo.
Na raiz do problema estaria uma atualização de software emitida pela CrowdStrike. O defeito resultou em travamentos de máquinas que executam o sistema operacional Microsoft Windows.
Usuários do Reddit afirmaram que seus computadores que utilizam o sistema Windows permaneciam na “temida” tela azul, que indica pane no funcionamento. Outros ressaltatam que os computadores ficaram em tela de inicialização.
Engenheiros da companhia explicaram que estão trabalhando para resolver a situação.
Na manhã desta sexta-feira (19/07), a Microsoft afirmou que a causa do apagão global foi solucionada.
Até o momento, circula a informação de que 365 programas permanecem com funcionamento ineficiente.
A empresa emitiu um comunicado ressaltando que a causa da pane nos serviços foi um defeito no processador em nuvem, o Azure.
George Kurz, o CEO da empresa, ressaltou que o problema não se tratou de ataque cibernético:
“Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético”, enfatizou.
O CEO enfatizou que programas do pacote Office, como Word, Power Point e Excel, ainda podem estar sendo afetados pelo problema.
Kurz esclareceu que o defeito foi ocasionado em uma única atualização de conteúdo do Windows, e que os sistemas como Mac e Linux, ou seja, fornecidos para os concorrentes, permanecem intactos.
A previsão é que os sistemas se normalizem nas próximas horas.
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