A revista alemã Der Spiegel confirmou na última terça-feira (24/01) o envio de tanques alemães para a Ucrânia. A reportagem confirmou também que os Estados Unidos vão reforçar as tropas de Kiev com o envio de blindados.
Segundo a notícia, as autoridades alemãs hesitaram por meses até enviar os tanques para apoiar os ucrânianos. O receio era que a Rússia intensificasse seus ataques em represália.
A decisão garante que os exércitos ucranianos vão receber o apoio dos modernos tanques alemães Leopard 2 A6 e tanques Abraham dos Estados Unidos, além de permitir que outros países realizem o mesmo movimento.
Antes mesmo da confirmação oficial do apoio, autoridades ucranianas já o comemoravam:
"Algumas centenas de tanques para nossas equipes, as melhores companhias de tanques do mundo. Isso sim se tornará uma arma forte para a democracia contra a autocracia do pântano", afirmou Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no aplicativo de mensagens Telegram.
Para as autoridades ucranianas, o envio de blindados pode ser um fator de mudança nas frentes de batalha, na guerra que já dura 11 meses.
Há meses as autoridades ucranianas em Kiev vem insistindo aos países do Ocidente para que enviem tanques. A medida ajudaria o exército ucraniano:
Até o início da noite de terça, o governo alemão ainda não havia comentado a notícia, assim como os Ministérios da Defesa e do Exterior. Segundo a Spiegel, a decisão de enviar os blindados envolveria ao menos uma companhia de tanques Leopard 2 A6, o que representa um total de 14 unidades.
"O fato de a Alemanha apoiar a Ucrânia com os tanques Leopard é um forte sinal de solidariedade" afirmou Christian Duerr, líder parlamentar do Partido Liberal Democrata (FDP) da Alemanha.
A frente é uma das siglas que formam a coalizão de governo na Alemanha, ao lado do Partido Social-Democrata (SPD) e dos Verdes.
Antes do estopim da guerra entre Rússia e Ucrânia, os russos já haviam invadido a Criméia em 2014 para anexar a região ucraniana ao seu território. As motivações são ainda anteriores.
O expansionismo russo envolve a implementação de um projeto político ideológico que tem seu início na revolução vermelha, em 1917.
Entenda como ocorreu essa revolução, que é um dos fatos mais importantes da história russa. O primeiro Original BP exclusivo para membros expõe esse assunto. Entenda o processo de implantação do comunismo na Rússia e como este padrão se repete nos demais países.
Os fatos que ocorrem hoje são consequências das ideias revolucionárias que no passado derrubaram o czar e implantaram o comunismo.
O Original BP Invasão Bolchevique está disponível para os membros da Brasil Paralelo. Toque no link e desbloqueie esse conteúdo e muito mais.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP