Desde que foi criado em 1895, o cinema produziu narrativas memoráveis. Cento e vinte e nove anos depois, é possível ver alguns sem sair de casa. A seguir, veja 5 filmes bem avaliados pelo Rotten Tomatoes que valem o tempo investido em assisti-los.
Lançado em 1997, a trama conta a história de três policiais que precisam desvendar assassinatos em série. No meio da investigação, eles enfrentam dilemas morais sobre a busca pela verdade. No final, entendem que ela parece simples, mas é complexa.
A atriz Kim Basinger ganhou o Oscar de melhor atriz por sua atuação na produção. A obra também venceu na categoria melhor roteiro adaptado no Oscar e no Globo de Ouro.
No Rotten Tomatoes, site especializado em cinema, Los Angeles: cidade proibida está bem avaliado por 94% dos usuários e por 99% dos críticos.
Clássico inspirado no livro do britânico Roald Dahl, a primeira versão cinematográfica da história foi gravada em 1996 e estrelada por Danny De Vitto.
Nos bastidores, a obra foi marcada pelo falecimento do pai da atriz Mara Wilson, que interpretou a protagonista. A trama se tornou uma das preferidas das crianças nos anos 1990.
Matilda é uma menina esquecida pelos pais que descobre ter poderes. Através deles, ela ajuda seus amigos e sua professora a ter uma vida melhor.
O filme conta com Pam Ferris no papel da vilã Ágatha Trunchbull, a diretora da escola. A atriz também é conhecida pelo papel de Guida Dusley, em Harry Potter e a Câmara Secreta.
De acordo com os usuários do Rotten Tomatoes, 92% dos críticos aprovaram a saga de Matilda. Já entre os usuários da plataforma, essa porcentagem chegou a 73%.
Baseado na história real de Thomas More, o filme de 1966 conta a história real do ex-chanceler da Inglaterra que foi morto por não romper com a Igreja Católica. Proclamado Santo em 1935 pelo Papa Pio XI, ele desafiou Henrique XIII quando o rei decidiu fundar uma igreja para se casar com Ana Bolena.
Perseguido e privado de seus bens, ele foi morto decapitado.
O filme levou 6 estatuetas no Oscar de 1967, incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor ator.
Para 89% dos críticos do Rotten Tomatoes, o filme é considerado recomendável. Dentre o público, essa avaliação é de 87%.
Lançado em 1974, o filme mostra que o sensacionalismo vende desde sempre. Visando aumentar suas vendas, um jornal contrata um “vagabundo” para contar uma história. A trama é um retrato de como a mídia influencia na política e na vida das pessoas.
A obra foi indicada ao Oscar de melhor roteiro original Para 92% dos críticos do Rotten Tomatoes, se trata de um bom filme. Dentre os espectadores, a aprovação é de 82%.
O último filme da lista é uma história de superação durante o holocausto. O pianista conta a história real de Wladyslaw Szpilman, um pianista judeu que sobreviveu à ocupação nazista em Varsóvia.
Ele enfrenta as restrições impostas a seu povo e vive no gueto da cidade. Separado da família, passa a lutar para sobreviver. Um dos destaques da trama é a resiliência com que ele conseguiu superar os horrores da guerra.
A produção ganhou três Oscars de: Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro. O filme é bem avaliado por 95% dos críticos do Rotten Tomatoes. Dentre o público, a aprovação é de 96%.
Quais outros filmes faltaram na lista? Comente no instagram da BP Select!
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP