Advogados de todo o Brasil escolherão seus líderes nesta semana. Pela primeira vez na história as eleições estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estão acontecendo de maneira 100% online.
Em 2024, as votações ocorrem entre os dias 17 e 30 de novembro em dias previamente selecionados por cada divisão estadual. O horário de votação é entre 9h às 17h (horário de Brasília).
Para exercer seu direito, o profissional precisa acessar a página da OAB de seu estado e seguir as instruções.
A disputa é acirrada e mobiliza profissionais de todo o país, que até mesmo atacam adversários em busca de votos. Em média, cada conselho tem 15 posições a serem ocupadas pela chapa vencedora.
A OAB tem divisões estaduais, às quais são representadas por um corpo dirigente eleito pelos advogados. O voto é obrigatório, sob pena de multa no valor de até 20% da anuidade.
Veja os resultados que já foram divulgados:
Em São Paulo, a eleição aconteceu hoje, 21 de novembro. O pleito foi marcado por trocas de acusações e conflitos pessoais entre os candidatos.
O atual vice-presidente, Leonardo Sica, teve um episódio de violência doméstica divulgado por Marcos Antônio David, que integra a chapa da oposição.
David publicou em uma rede social um Boletim de Ocorrência contra Sica lavrado em 2010. O vice-presidente da OAB/SP processou o Facebook pedindo a remoção do conteúdo do WhatsApp, além de ter prestado uma queixa-crime contra David.
No entanto, a solicitação foi negada. A situação se assemelha às disputas para cargos públicos.
A OAB foi criada pelo governo Vargas em 18 de novembro de 1930 através do decreto 19.408, pouco depois da Revolução de 30. Trata-se de uma entidade sui generis, um tipo de serviço público independente.
O regulamento foi fruto de um contexto político de reorganização das Cortes de Apelação e eliminação de julgamentos secretos. No entanto, algumas pessoas questionam a validade da organização.
Esse mistério foi tema de um episódio de Investigação Paralela intitulado “A Fraude da OAB”. A produção está disponível apenas para membros BP.
Se você ainda não tem acesso à plataforma de educação e entretenimento da Brasil Paralelo, clique aqui e desbloqueie.
Assista abaixo o trecho de uma entrevista que fala sobre o especial:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP