O significado das cores da bandeira do Brasil mudou com o início da República. Atualmente, os significados são da bandeira do Brasil são:
Esses significados surgiram apenas após a proclamação da República. Curiosamente, há muito mais significados para serem explorados, que vão além dessas explicações.
A Bandeira brasileira atual foi criada em 1889 após o golpe que derrubou a monarquia no Brasil. O Brasil teve 3 bandeiras antes dela e o modelo atual é baseado na bandeira do Brasil Império.
Após ser coroado o primeiro imperador do Brasil, Pedro I tinha um grande desafio em mãos: construir uma nação ao lado dos brasileiros. Era preciso criar para um país os símbolos capazes de unir o povo e fomentar a identidade nacional.
Um dos símbolos mais importantes é a bandeira. Pedro I escolheu um renomado artista francês para criá-la. Trata-se de Jean Baptiste-Debret, o homem que foi responsável por grande parte das ilustrações que hoje é usada para conhecer melhor a vida e a cultura do Brasil Império. Ele veio com a missão francesa em 1816.
O artista criou a primeira bandeira do Brasil trazendo de maneira mais marcante o verde e o amarelo:
Essa bandeira durou apenas alguns meses, rapidamente ela foi substituída por uma muito similar, mas que ao invés de trazer a coroa real, trazia a coroa imperial:
Após essa mudança, apenas em 1835 a bandeira foi alterada, pois o Brasil criou o Estado do Paraná. As estrelas na bandeira passaram de 19 para 20:
Veja o que significa cada um dos elementos:
Após o golpe que derrubou a monarquia no Brasil em 1889, os republicanos precisavam criar uma nova bandeira para marcar a mudança de regime. Eles criaram uma baseada na bandeira dos Estados Unidos da América que foi hasteada no dia do golpe:
Como a bandeira foi rejeitada pela população e o próprio Deodoro da Fonseca demonstrou-se descontente com ela, o governo tratou de trocar. Baseado nas ideias positivistas de Teixeira Mendes, criou-se uma nova versão da bandeira nacional:
O verde passou a representar as matas e a vegetação do Brasil; o amarelo representa o ouro e a riqueza do país; o azul representa a abundância das águas brasileiras e as estrelas representam o céu brasileiro no dia do golpe republicano (15 de novembro de 1889); a frase "ordem e progresso" representa a ideologia positivista dos líderes da República nascente.
Ao colocar lado a lado a bandeira imperial e republicana, percebe-se muitas coisas em comum. A presença da esfera no meio, o losango amarelo e o retângulo verde. Isso acontece pois a bandeira republicana foi baseada na bandeira imperial.
O novo regime precisava conquistar o apoio da população. Mudar um símbolo nacional não seria uma boa forma de conseguir isso. Por isso, foi preservada a maior quantidade de elementos possíveis. Para evitar o fortalecimento da memória da monarquia, os republicanos mudaram o significado das cores e elementos. Veja a explicação com mais detalhes:
Os elementos referentes à Igreja Católica são removidos da bandeira, já que o republicanismo tinha como base o Estado Laico. Para além disso, a bandeira é feita pelos positivistas, eles têm uma religiosidade própria e são críticos ao catolicismo.
As principais análises das cores e elementos da bandeira do Brasil são encontradas nos escritos do ex-diplomata e membro da Academia Brasileira de Letras, Alberto da Costa e Silva, em A Enxada e a Lança: A África Antes dos Portugueses, no livro Brasões e Bandeiras do Brasil, do historiador Clovis Ribeiro.
O ser humano é um animal simbólico. Ele representa as ideias através de coisas físicas que tornam o pensamento mais vivo.
Quando um time quer fazer a sua equipe ter mais sentimento de união, eles gastam uma boa parte do tempo pensando em um uniforme que os membros tenham gosto de usar. Essa é uma forma de materializar o sentimento de pertencimento do grupo.
Uma nação é algo criado, não existe de maneira natural. Ela cria uma comunidade que recebe seres humanos diversos, mas que guardam a mesma história e a mesma cultura. Além disso, eles nasceram dentro de uma mesma fronteira e falando uma mesma língua.
Para reforçar esse sentimento de que aquela pessoa faz parte de algo, precisa-se de símbolos que reforcem isso e criem esse laço em comum. Um deles é o hino nacional, que quando toca simboliza a casa de um determinado povo.
O Brasil possui vários elementos que representam ele enquanto uma nação. Um deles é a bandeira nacional. Esse é o símbolo máximo da Nação brasileira.
Nos últimos anos, esses símbolos têm se tornado alvo de violência. Em diversas manifestações a bandeira nacional é pisoteada, pichada ou queimada.
Essa violência simbólica representa um ataque mais profundo, um ataque ao Brasil. Principalmente a sua história.
Um povo que não valoriza seus símbolos, é um povo que não se identifica com um passado em comum.
Um povo que não se identifica com um passado como o do Brasil, é porque não o conhece.
São anos de mentiras contadas em escolas e na mídia que transformam o passado brasileiro em piada.
A Brasil Paralelo está lançando uma edição especial da série Brasil, a Última Cruzada. A partir de entrevistas com especialistas no tema, imagens em 4k e uma animação exclusiva, a série levará o brasileiro a reencontrar a sua história.
Quando o brasileiro descobrir o passado glorioso que tem, a sua bandeira verde amarela voltará a ser valorizada.
Clique no link e veja como assistir os 5 episódios da série Brasil, A Última Cruzada.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP