Escolher quem são os 20 maiores jogadores brasileiros de todos os tempos pode ser uma questão delicada que gera diversos desentendimentos. O conflito de gerações, o clubismo de alguns torcedores, tudo isso pode interferir nos nomes apontados.
Apesar das divergências, alguns craques são unânimes em qualquer lista apresentada. Veja quem são os 20 melhores jogadores de todos os tempos.
Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, começou sua carreira aos 15 anos e aos 16 já jogava pela Seleção Brasileira como atacante. Nascido em 1940, Pelé ganhou notoriedade vestindo a camisa do Santos, onde terminou seu primeiro grande torneio como artilheiro com 58 gols.
Muitos o consideram o maior jogador de futebol de todos os tempos. Em sua carreira colecionou títulos relevantes e grandes feitos:
Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, é sem dúvidas um dos maiores jogadores de futebol brasileiro de todos os tempos. O ponta direita começou sua carreira no Botafogo e logo foi convocado pela seleção brasileira.
Conhecido por suas pernas tortas e seus habilidosos dribles, Garrincha ganhou duas Copas, em 1958 e 1962.
Ronaldo Fenômeno é considerado um dos maiores centroavantes do futebol mundial de todos os tempos. Como membro da Seleção Brasileira, ganhou:
Foi o jogador mais jovem a receber o Prêmio de jogador do Ano da FIFA, aos 20 anos.
Nascido em 1976, Ronaldo começou sua carreira no Cruzeiro. Ele estreou na Seleção Brasileira com apenas 17 anos, conquistando a Copa do Mundo.
Em poucos anos, Ronaldo mudou-se para a Europa e jogou em clubes como o PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e Milan.
Em 1997, com apenas 21 anos, ganhou o prêmio Bola de Ouro, concedido ao melhor jogador de futebol da Europa.
Em 1953 nasceu Arthur Antunes Coimbra, o Zico, que atuou como meia-atacante na sua carreira no futebol. Ele é considerado um dos maiores jogadores brasileiros da história pela sua criatividade, habilidade técnica, cobranças de falta, visão de jogo e faro de gol.
Com 48 gols em 71 jogos oficiais, Zico é o quinto maior artilheiro da Seleção Brasileira, representando o time em três Copas do Mundo da FIFA. Mesmo sendo uma lenda do futebol, nunca ganhou uma Copa do Mundo.
Zico começou a carreira no Flamengo e é o maior ídolo do clube até hoje. Ele ajudou o Flamengo a conquistar 7 campeonatos estaduais, três torneios nacionais, uma Libertadores e um Mundial.
“Eu era garoto e assistia aos jogos do Brasil. O Pelé ia para um lado e eu nem me importava: olhava para o outro, para onde ia Rivellino. Ele era tudo o que queria ser como jogador de futebol: os dribles perfeitos, os passes precisos, o chute indefensável… E tudo feito sempre com a perna esquerda. A direita podia estar morta, mas a esquerda fazia de tudo. Eu achava lindo.” Diego Maradona.
O "Reizinho" foi revelado e fez história no Corinthians. Atuou também no Fluminense, onde é idolatrado pela torcida. Seu chute era conhecido como "patada atômica".
Rivelino integrou a seleção campeã da copa de 1970.
Nascido em 1966, Romário foi um atacante brasileiro, elogiado por sua finalização certeira, marcou mais de 750 gols. Ele jogou por vários times em sua carreira, incluindo Flamengo, Vasco da Gama, Barcelona, Valência e Al Sadd.
Como jogador da Seleção Brasileira de Futebol, Romário conquistou uma medalha de prata olímpica, uma Copa América e uma Copa do Mundo.
Em 1994, Romário conquistou os prêmios Bola de Ouro, Chuteira de Bronze e Jogador do Ano da FIFA.
Sócrates nasceu em 1954. É considerado um dos maiores meio-campistas da sua geração. Começou sua carreira profissional em 1974 e foi um dos ídolos do Corinthians, onde jogou de 1978 a 1984.
Era um jogador talentoso e técnico, conhecido por seus ótimos passes, bolas longas, precisas e sua visão em campo. Em 2004, Pelé nomeou Sócrates na lista FIFA 100, entre os maiores jogadores de futebol vivos.
Ao longo de sua carreira, Sócrates conquistou cinco campeonatos estaduais e disputou duas Copas do Mundo da FIFA.
Apesar de nunca ter conquistado um título internacional, foi capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982.
Jogou ao lado de Zico, Falcão, Toninho Cerezo e Éder. Muitos consideram este time uma das maiores Seleções Brasileiras de todos os tempos.
Além de craque no campo, Sócrates era bacharel em medicina.
Nascido em 1980, Ronaldinho Gaúcho começou sua carreira profissional no Grêmio aos 18 anos. Aos 24, já tinha ganhado o prêmio de Jogador do Ano da FIFA e um título da Copa do Mundo.
Junto de Ronaldo Fenômeno e Rivaldo, compôs o trio de ataque da seleção que conquistou o pentacampeonato em 2002.
Conhecido por sua forte habilidade técnica, recebeu o apelido de "Bruxo", pois fazia mágica com a bola nos pés.
Ronaldinho foi crucial para o Barcelona conquistar o título da La Liga de 2004-05 e a Liga dos Campeões da UEFA de 2005-06.
Suas principais realizações são:
Neymar é um dos maiores jogadores de futebol profissional da atualidade. Atacante do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira, estreou profissionalmente aos 17 anos jogando pelo Santos.
Neymar ainda está longe da aposentadoria e já pode ser considerado um dos melhores jogadores brasileiros de todos os tempos.
Na Europa, jogou pelo Barcelona e Paris Saint-Germain, ajudando ambas as equipes a vencer campeonatos nacionais. Suas habilidades incluem dribles, truques ousados, visão de jogo, passe e finalização.
Aos 29 anos, está perto de bater a marca de Pelé e se tornar o maior artilheiro da Seleção Brasileira de Futebol. Foi protagonista do ouro olímpico em 2016.
Neymar Jr, apesar dos problemas extra-campo, tem uma carreira recheada de troféus:
Ponta direita que substituiu Garrincha no Botafogo, Jairzinho era conhecido pelas suas finalizações certeiras, algo que o consagrou na Copa do Mundo de 1970. Fez grande sucesso no time alvinegro e também foi campeão da Libertadores pelo Cruzeiro, em 1976.
O maior ídolo da história do Internacional, Falcão destacou-se como um dos melhores volantes de seu tempo. Foi três vezes campeão brasileiro com o time gaúcho e depois se transferiu para a Roma. No time italiano também conquistou admiração. Foi campeão italiano três vezes.
Meia armador que integrou a Seleção de 70, Gérson tinha uma qualidade única para fazer passes e lançamentos. Tinha a famosa "canhotinha de ouro". Conquistou títulos em todos os clubes que passou, com destaque para suas atuações no Flamengo e no Botafogo.
Conhecido como a "Enciclopédia do futebol", Nilton Santos foi um lateral que revolucionou a própria posição. Sabia chegar ao ataque como poucos de sua época. Jogou apenas pelo Botafogo e conquistou dois títulos brasileiros, além de quatro campeonatos cariocas.
O capitão do terceiro título da seleção brasileira. Carlos Alberto Torres, foi um lateral direito reconhecido por sua qualidade técnica e liderança dentro de campo. Jogou em diversos times brasileiros, Fluminense, Flamengo, Botafogo e Santos, conquistando ao menos um título em todos os clubes que passou.
Inventor do gol de bicicleta, Leônidas da Silva foi revelado no futebol carioca. Ele se consagrou no São Paulo, durante a década de 40. Pela Seleção Brasileira, foi artilheiro da Copa do Mundo de 1938.
Tostão era considerado um dos jogadores mais inteligentes dentro de campo. Chegou a ser chamado de vice-Rei, em referência ao reinado de Pelé, seu contemporâneo de seleção. Jogador completo que sabia pegar pela ponta e como centroavante, completou a seleção de 1970.
Jogou pelo Cruzeiro, conquistando cinco campeonatos mineiros e o brasileiro de 1966.
Waldir Pereira, mais conhecido como Didi, foi um meia que defendeu a seleção brasileira em três Copas do Mundo. Jogou em 1954 e venceu as Copas de 1958 e 1962. No título de 58, Didi chegou a copa com uma lesão, isto o fez mudar sua forma de chutar a bola. O resultado foi a "folha-seca", também conhecida como o chute de três dedos.
Companheiro de Garrincha tanto na seleção quanto no Botafogo, formavam uma dupla fatal para os adversários.
Leovegildo Lins Gama Júnior, o Maestro Júnior, foi um lateral esquerdo brasileiro que atuou na seleção e jogou pelo Flamengo. Conquistou com seu time quatro campeonatos brasileiros, uma libertadores e um mundial.
Ídolo absoluto do Santos, Clodoaldo é considerado até hoje um dos melhores volantes da história. Marcava com a mesma eficiência que saía jogando.
Foi titular na Seleção campeã de 1970 e venceu cinco campeonatos paulistas durante sua curta carreira, abreviada por uma cirurgia no joelho esquerdo.
Não é apenas na atualidade que jogadores são conhecidos por suas provocações, conflitos e problemas extracampo. Heleno de Freitas era um craque de personalidade forte. Astro do Botafogo nos anos 40, surpreendeu a todos com suas atitudes inusitadas em campo.
Como jogador destacou-se por ser um artilheiro frio e decisivo. Não teve a oportunidade de jogar Copas do Mundo, no auge de sua carreira o mundo enfrentava a Segunda Guerra Mundial.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP