O líder da China, Xi Jinping, prometeu fortalecer a segurança nacional e transformar as forças armadas em uma “grande muralha de aço” em seu primeiro discurso após ter sido eleito presidente do país pela 3ª vez consecutiva. A fala foi proferida nesta segunda-feira (13/03).
Com a segunda reeleição, Xi Jinping tornou-se o presidente que ocupou o cargo por mais tempo desde o início da China comunista.
Xi encerrou a reunião anual do parlamento chinês destacando a necessidade de modernizar de forma abrangente a defesa nacional e as forças armadas.
O anúncio vem num momento de escalada de tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a China.
“(Devemos) transformar o Exército Popular de Libertação em uma grande muralha de aço que proteja efetivamente a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento”, disse Xi aos quase 3 mil delegados da Assembleia Popular Nacional (APN).
O orçamento militar anual da China aumentará 7,2% este ano, para cerca de 1,55 trilhão de yuans (mais de R$ 1 tri), em meio a crescentes tensões geopolíticas e uma corrida armamentista regional.
Xi Jinping também consolidou seu controle sobre os braços militares e civis do governo para se tornar o líder absoluto da China em uma geração.
A ênfase no fortalecimento da segurança e das forças armadas ocorre quando as relações da China com os Estados Unidos estão em seu ponto mais baixo em décadas, com as tensões aumentando em setores do comércio e tecnologia à geopolítica, especialmente o futuro de Taiwan.
Entenda mais sobre o que está acontecendo na China:
Na semana passada, Xi acusou os EUA de liderar os países ocidentais para “conter e suprimir” a China e trazer “severos desafios sem precedentes”.
O novo ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, alertou que se os EUA não “pisarem no freio”, as duas superpotências certamente cairão em “conflito e confronto”.
Na última sexta-feira (10/03), Xi Jinping aos 69 anos foi eleito presidente da China por mais cinco anos por unanimidade em uma votação de quórum fechado da Assembleia Popular Nacional. Tornando-o o chefe de estado mais antigo da China comunista desde sua fundação em 1949.
No início de seu discurso na segunda-feira, Xi agradeceu aos delegados por sua renomeação.
“Esta é a terceira vez que assumo a elevada posição de presidente. A confiança das pessoas é a maior força motriz para que eu siga em frente e também uma grande responsabilidade sobre meus ombros”, disse ele.
Xi adotou outra vez um tom nacionalista, citando as dificuldades que a China sofreu para “intimidar as potências estrangeiras” na era moderna e observando como o Partido Comunista levou o país a “limpar a humilhação nacional”.
“O povo chinês se tornou dono de seu próprio destino. O grande rejuvenescimento da nação chinesa entrou em um processo histórico irreversível”.
De acordo com Xi, a “essência” desse rejuvenescimento é a “unificação nacional”. A unificação envolve anexar o território do Taiwan à China continental.
O Partido Comunista Chinês reivindica a democracia autônoma de Taiwan como parte de seu território. A China nunca controlou a ilha, ao mesmo tempo, os discursos do presidente chinês sugerem que ele está disposto a usar a força para reaver o local.
Sob o comando de Xi, Pequim aumentou a pressão econômica, diplomática e militar sobre a democracia da ilha.
A invasão russa da Ucrânia aumentou os temores de que Xi Jinping possa tentar fazer algo semelhante nos próximos anos.
“Devemos promover ativamente o desenvolvimento pacífico das relações através do Estreito, opor-nos firmemente à interferência de forças externas e às atividades separatistas de Taiwan e avançar resolutamente no processo de reunificação nacional”, disse Xi sob uma forte salva de palmas no Grande Salão do Povo.
Xi também pediu que a China coordene melhor o desenvolvimento e a segurança.
“A segurança é a base para o desenvolvimento, a estabilidade é o pré-requisito para a prosperidade”, disse ele.
Durante sua primeira década no poder, Xi desencadeou amplas reformas nas forças armadas chinesas para torná-las uma força de combate moderna e transformou sua marinha na maior do mundo.
As informações foram apuradas pelo canal americano de notícias CNN.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP