Se o Irã conseguir armamento nuclear, vai explodir Israel? Para grande parte dos israelenses a resposta é sim e a investida israelense contra o Irã pode acontecer a qualquer momento. O problema é o vazamento ocorrido nesta semana: Informações de satélites americanos sobre o plano de ataque de Israel contra o Irã.
Esses documentos foram vazados em um canal do Telegram chamado “Middle East Spectator”. Segundo o vazamento, Israel tem realizado exercícios aéreos e movimentado mísseis pelo seu território “quase certamente para um ataque no Irã”.
Essas informações teriam sido coletadas por agências do Departamento de Defesa americano, e teriam sido direcionadas apenas ao governo dos EUA e seus aliados no grupo “Five Eyes” (Reino Unido, Canada, Austrália e Nova Zelândia).
Agravando a situação, segundo a CNN, os documentos sugerem comprovar uma informação até então nunca revelada por Israel: a existência de armas nucleares israelenses.
A seriedade das informações e velocidade com que foram divulgadas levou o governo Biden a classificar o vazamento como “profundamente perturbador”. Mick Mulroy, ex-oficial da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA), afirma que essa falha de inteligência pode abalar a confiança entre Israel e EUA:
“A coordenação futura entre os EUA e Israel também pode ser desafiada. A confiança é um componente fundamental no relacionamento, e dependendo de como isso foi vazado, essa confiança pode ser corroída.” (CNN)
Donald Trump criticou Joe Biden pelo ocorrido:
“Nós simplesmente não podemos tolerar mais essa incompetência.”
Especulações online levantaram suspeitas sobre Ariane Tabatabai, acadêmica americana-iraniana e conselheira do governo dos EUA ligada às recentes negociações entre esse país e o Irã.
Contrário a essas acusações, o Departamento de Defesa dos EUA já se pronunciou afirmando que Tabatai não é alvo das investigações, que estão sendo realizadas pelo FBI.
De qualquer forma, o vazamento dessas informações sigilosas no atual contexto internacional levanta sérias preocupações, não apenas para Israel, Irã ou Estados Unidos, mas também para o mundo.
O confronto entre Israel e Irã é tema do novo documentário da Brasil Paralelo, From the River to the Sea, que já foi visto por mais de 3,7 milhões de pessoas.
A Brasil Paralelo foi até o Oriente Médio e ouviu especialistas, militares, sobreviventes e ex-terroristas para entender como a atual guerra impacta todos nós.
Para assistir ao filme gratuitamente no YouTube, clique no link abaixo:
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP