Durante a reunião da cúpula dos Brics, no dia 24 de outubro, o presidente do Irã disse que a ONU é incapaz de acabar com a guerra que consome o Oriente Médio.
Os BRICS é um grupo econômico que, até o ano passado, era formado por cinco das maiores economias emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Recentemente, o país incorporou novos membros, entre eles, o Irã.
Estava presente no evento o secretário-geral da ONU, António Guterres, que ouviu o discurso do presidente iraniano que criticava o órgão:
"O fogo da guerra continua a queimar na Faixa de Gaza palestina e nas cidades libanesas”, disse o presidente iraniano Masoud Pezeshkian, “e as instituições e estruturas internacionais lideradas pelo Conselho de Segurança da ONU, a força motriz da paz e da segurança internacionais, não são capazes de apagar o fogo dessa crise".
Segundo ele, Israel ignorou as normas internacionais cometendo diversos crimes de guerra e a ONU não fez nada a respeito.
Israel também tem sido crítico à ONU por motivos diferentes. Em episódio recente, o país considerou o secretário geral do órgão como persona non grata. O que significa dizer que Guterres não é bem-vindo em Israel.
A decisão foi um protesto por conta da ausência de uma condenação por parte do secretário ao ataque a mísseis feito pelo Irã a Israel no dia 1 de outubro.
A complexidade do conflito entre Israel e Palestina e o papel do Irã nesta questão são temas do filme From the River to the Sea.
O Original da Brasil Paralelo ouviu autoridades religiosas, militares, civis e professores que vivem essa realidade no Oriente Médio.
Você pode assisti-lo gratuitamente logo abaixo:
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP