Donald Trump está no banco dos réus em Nova Iorque. É acusado de declaração falsa sobre pagamentos e desvio de verbas de campanha eleitoral.
O julgamento do caso teve início nesta segunda-feira na corte de Manhattan e deve durar seis semanas, segundo informações da AP News.
Trump chegou pela primeira vez ao tribunal ontem por volta das 11h da manhã acompanhado de seus advogados. Primeiro presidente da história americana a se sentar no banco dos réus, Trump se declarou inocente das acusações.
Do lado de fora, apoiadores do ex-presidente se manifestavam com bandeiras e carros plotados com o nome de Trump e a bandeira dos EUA. Gritos de “Vai Trump” eram ouvidos.
Pessoas a favor da condenação do político também estavam em frente à corte de Nova Iorque. Com faixas e cartazes gritavam que “Ninguém está acima da lei”.
A segurança no entorno do local foi reforçada. Do lado de dentro o Serviço Secreto fazia a segurança do local.
Já no primeiro dia a defesa de Trump pediu que nenhuma sessão do julgamento fosse marcada para o dia 17 de maio. Nesta data o filho caçula do ex-presidente irá concluir o High School, equivalente a ao Ensino Médio no Brasil.
O juiz que conduz o caso disse que não pode garantir que o pedido será atendido. Segundo o magistrado tudo irá depender do andamento dos trabalhos.
“Meu filho esperou anos para se formar no Ensino Médio. Ele estava ansioso para ver seu pai e sua mãe lá com ele. E parece que o juiz vai me obrigar a perder a formatura do meu filho. E tudo isso por causa dessa fraude ", declarou ao sair do tribunal após o fim do primeiro dia de julgamento.
Ao retornar ao tribunal hoje de manhã, Trump disse à imprensa que não há ilegalidade nos pagamentos que ele fez a Michael Cohen, seu ex-advogado.
Ele também reinterou que considera o juiz do caso parcial e um “Juiz anti-Trump” e classificou todo o julgamento como uma “caça às bruxas”
O segundo dia foi marcado pela escolha do júri que irá decidir o destino de Donald Trump. Segundo a BBC, até as 17h, horário de Brasília, 84 dos 96 potenciais jurados haviam sido dispensados.
A Brasil Paralelo possui diversos conteúdos para compreender a política internacional. Um deles é a trilogia O Fim Das Nações, um documentário dividido em três episódios para entender o que está acontecendo com os Estados Unidos, a maior potência econômica e social do mundo contemporâneo - toque aqui para saber mais.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP