Joe Biden iniciou o primeiro debate na corrida presidencial nos EUA fazendo críticas à administração anterior do ex-presidente Donald Trump. Em resposta, o candidato do partido Republicano chamou o atual governo de "A pior administração na história dos Estados Unidos".
A primeira pergunta feita pelo mediador e âncora da CNN, Jake Tapper, foi um questionamento a Biden sobre a inflação no país, apontada por pesquisas como uma das principais preocupações do eleitorado americano.
O presidente respondeu responsabilizando o governo de seu adversário:
"Se você olhar para tudo que foi feito durante a administração dele, ele não fez muita coisa; quando ele saiu*,* as coisas estavam caóticas, literalmente caos. Nós colocamos as coisas em ordem".
Trump replicou dizendo que o país estava no melhor momento econômico de sua história ao longo de seu governo, com suas medidas sendo imitadas por países ao redor do mundo:
"Tínhamos a melhor economia na história de um país, nós nunca fomos tão bem, todos estavam maravilhados conosco e outros países estavam nos copiando."
O republicano seguiu afirmando que lidou com a pandemia de forma responsável:
"Fomos atingidos pela COVID e quando fomos gastamos o necessário para evitar uma grande depressão como a de 1929*,* quando terminamos e fizemos um ótimo trabalho."
Biden respondeu em tom irônico:
"Oh, tínhamos a melhor economia do mundo. Acho que ele é a única pessoa que pensa isso, eu acho, não conheço mais ninguém que acredita ter sido a melhor economia do mundo."
O presidente seguiu mencionando que as ações de seu adversário apenas beneficiam os ricos, por conta dos cortes em impostos e déficit público.
Biden também afirmou que Trump foi o primeiro presidente desde Hoover, que liderou o país durante o rompimento da grande depressão, a terminar o mandato com menos empregos do que quando iniciou:
"A economia dele servia aos ricos, tivemos o maior corte de impostos da história americana: dois trilhões de dólares. Ele gerou um déficit maior do que qualquer outro presidente em um mandato e é o único presidente além de Herbert Hoover que perdeu mais empregos do que o país possuía quando ele assumiu."
Trump respondeu mencionando dados sobre economia, como ter aumentado a quantidade de empregos no país por meio dos cortes em regulamentações e tarifas.
O ex-presidente seguiu dizendo que entregou o país com uma baixa inflação, o que foi revertido pelos gastos excessivos da gestão dos democratas:
"Ele também disse que recebeu o país com uma inflação de 90%. Ele herdou praticamente nenhuma inflação, o que se manteve por 14 meses e depois explodiu durante a liderança dele, porque eles gastam dinheiro como um bando de pessoas que não sabem o que estão fazendo e não sabem, o pior problema da pior administração que já existiu na história."
O desempenho de Biden abre especulações sobre a continuidade de sua candidatura. O Partido Democrata havia pedido a antecipação do evento para analisar a capacidade do presidente de se opor a Trump.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP